Arruda Bastos: “Nova rede de saúde amplia mercado da odontologia”

O secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, assegurou aos universitários participantes da XIV Jornada Acadêmica de Odontologia da Unifor que o Ceará terá por muitos anos um mercado de trabalho crescente na área.

Ele lembrou que somente no processo seletivo, em vigor, do preenchimento de vagas para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) das microrregiões de Aracati, Camocim, Canindé, Caucaia, Icó, Iguatu, Limoeiro do Norte, Quixadá e São Gonçalo do Amarante, há oferta de 352 vagas. As inscrições vão até o próximo dia 21 de outubro.

Arruda Bastos participou do painel “CEO como centro formador para o mercado do trabalho”, na abertura da XIV JAO, que acontece esta quinta-feira, 20, na Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará. “Vocês escolheram a profissão certa e, quando se formarem, vão escolher trabalhar para o Sistema Único de Saúde porque o SUS precisa de profissionais qualificados e comprometidos com a saúde pública”, destacou o secretário, depois de apresentar a rede de saúde pública que se expande no Ceará, com 18 CEOs. Desse total, oito já inaugurados e em funcionamento, além de 22 policlínicas regionais (quatro inauguradas), cinco hospitais regionais de grande porte no Cariri (já inaugurado em Juazeiro do Norte), na Zona Norte (em Sobral), no Sertão Central (em Quixeramobim), no Maciço de Baturité e o Hospital Metropolitano, além de 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) e de 151 unidades básicas de saúde construídas com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop).

“É importante que os estudantes saibam que a saúde pública é um campo de trabalho interessante”, disse Arruda Bastos a cerca de 200 alunos do curso de Odontologia da Unifor presentes no evento. O CEO regional em Sobral, inaugurado a um ano em parceria entre o Governo do Estado e a Universidade Federal do Ceará foi apresentado como modelo de centro formador para o mercado de trabalho pelo coordenador do curso de Odontologia da UFC/Sobral, Mário Áureo Gomes Moreira, e pelo diretor geral da unidade, Felipe Carvalho. “Estamos fazendo história no Brasil com esse equipamento público voltado para a saúde bucal”, reforçou Arruda Bastos sobre a estrutura dos CEOs que estão sendo entregues à população em todo o Ceará.

Por aliar serviço e formação, o CEO de Sobral conta com 22 cadeiras odontológicas, o dobro dos outros 17 CEOs regionais. A unidade, instalada em uma antiga fábrica de tecidos, funciona hoje em uma área de 691.71 metros quadrados, junto com o novo anexo, e é utilizada por 23 professores, cinco servidores e 180 estudantes de Odontologia, que ali cursam 15 disciplinas. O CEO de Sobral também abriga projetos de extensão e um programa de estágio que está em implantação. Funciona nos três turnos e realiza 3.800 atendimentos por mês, pelo próprio CEO e pela UFC. Com gestão do consórcio microrregional de saúde de Sobral, o valor do custeio, de R$ 240 mil mensais, é rateado entre os 24 municípios da microrregião (53%), Governo do Estado (40%) e Ministério da Saúde (7%). O consórcio emprega mais 60 profissionais, incluindo dentistas, técnicos e pessoal de apoio.

Fonte: Sesa