Sem categoria

Ato pela Democratização da Comunicação repudia Veja

Nesta terça (18) movimentos no Rio e São Paulo realizam atividades pela Semana do Dia Mundial da Democratização da Comunicação. Em São Paulo, o ponto alto será o repúdio a recentes reportagens escandalosas de Veja, como a que denunciou o Ministro do Esporte, Orlando Silva. No Rio, a maior expectativa é pela “faxina” da Globo, nesta quarta (19).

A faxina da emissora de TV representa o descontentamento popular com a leviandade dos veículos de massa.

Leia também:
José de Abreu: Civita quer derrubar governo Dilma
 

No ato da avenida Paulista, em São Paulo, os manifestantes farão um novo Tuitaço #SouOrlandoSouBrasil, em solidariedade ao ministro – mais recente vítima da Veja – e em defesa de princípios éticos e leis para a prática do jornalismo. “A mídia sem regulamentação altera a realidade, mostra apenas uma parte da história e faz o leitor acreditar no que não existe”, alegam os organizadores do ato.

Na capital fluminense, a “Fale Rio”, Frente Ampla pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação – Estadual do Rio de Janeiro, organizou uma agenda intensa de atividades na semana. A Frente congrega mais de 80 entidades da sociedade civil não empresarial: centrais sindicais, sindicatos, partidos, movimentos sociais, ongs, institutos, associações, entidades acadêmicas, rádios e TVs comunitárias, rádios públicas, além de ativistas e militantes de luta pela democratização da comunicação no Estado.

No dia 18 de outubro, Dia Mundial pela Democratização da Comunicação, haverá o lançamento simbólico da “Plataforma por um novo Marco Regulatório das Comunicações no Brasil”, às 16 horas, no Buraco do Lume (Rua S. José). Este evento também ocorrerá em outras capitais e no Distrito Federal nesta terça..

Será um ato político-lúdico-cultural, com música, dança, teatro, poesia e algumas falas políticas. Já na quarta (19), às 13 horas, haverá a 'faxina' na porta da TV Globo, na rua Von Martius. Iniciativa dos estudantes, que a Fale Rio decidiu apoiar.