Comunidade quilombola na Bahia busca reconhecimento

A comunidade de Jussara, no município de Caatiba, Sudoeste da Bahia, está lutando para ser reconhecida pela Fundação Palmares como Comunidade Quilombola. O reconhecimento é fundamental para melhorar as condições de vida das cerca de 50 famílias que vivem na área, em situação de vulnerabilidade social em função da pouca extensão de terras, da precariedade dos serviços básicos de educação, saúde e habitação e da dificuldade para o desenvolvimento de um empreendimento produtivo rural.

O pleito da comunidade tem sido apoiado pelo deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), que solicitou uma visita da representante da Fundação Palmares na Bahia, Verônica Nairobi Sales de Aguiar, à localidade, além de providências do órgão para que seja aberto um processo de reconhecimento de Jussara como comunidade remanescente de Quilombo.

Para o deputado, com o reconhecimento como comunidade quilombola, a população de Jussara terá a garantia do acesso a terra, relacionada à identidade étnica como condição essencial para a preservação da comunidade – tanto seus bens materiais como imateriais.

“Além disso, a comunidade de Jussara poderá fazer parte do Programa Brasil Quilombola, que busca alterar as condições de vida por meio da regularização da posse da terra, estimular o desenvolvimento e apoiar a organização, visando o desenvolvimento sustentável, com garantia de que os seus direitos sejam elaborados e também implementados”, ressaltou Fabrício Falcão.

Com informações da Ascom do gabinete do deputado Fabrício Falcão.