Sem categoria

Cakoff recebe homenagem e aplausos na Mostra de SP

A abertura da 35ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que aconteceu na noite desta quinta-feira (20), no Auditório do Ibirapuera, foi marcada pelo luto por Leon Cakoff, crítico de cinema nacional que idealizou e criou um dos eventos mais importantes do cinema mundial.

Serginho Groisman e Renata Almeida, ex-mulher do criador do evento, Leon Cakoff

Cakoff, que faleceu no dia 14 deste mês, por conta de um câncer no tecido epitelial, recebeu homenagens e teve sua contribuição cultural enaltecida por atores, cineastas e nomes da sétima arte. Organizadora da Mostra de SP ao lado de Leon, Renata de Almeida teve pouco tempo, mas conseguiu fazer uma singela e justa homenagem ao seu parceiro de longa data.

“Hoje seria a missa de sétimo dia, mas acredito que é esse tipo de missa que o Leon gostaria de ter”, comentou. “Ele enfrentou censura e dificuldades financeiras para manter a Mostra, sempre procurando o inusitado e o diferente. O cinema era seu vício. Mesmo doente, ele não quis se ausentar. Ele deixa saudades, mas deixa também sua marca”.

Antes da exibição do filme de abertura, O Garoto da Bicicleta, um vídeo com entrevistas, fotos, lembranças de Leon, permeado com depoimentos de amigos e colegas de trabalho, foi transmitido.  emocionando uma plateia que aplaudia de pé.

Serginho Groisman, orador da abertura (juntamente com Rubens Ewald Filho e Marina Person), recordou de seus momentos ao lado do crítico. “Minha primeira entrevista foi com o Leon; ali começamos uma amizade duradoura. É uma honra ter conhecido esse homem que praticamente dedicou metade da vida dele a um evento para uma cidade que ele adotou como sua”, discursou.

"Esse não é mais um evento só do Leon. É um evento de São Paulo. Toda a cidade de São Paulo adotou a Mostra", disse o secretário de cultura, Carlos Augusto Calil. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também prometeu que a cidade iria continuar a apoiar a Mostra.

Antes da exibição dos filmes da noite, o público aplaudiu de pé Renata Almeida, para mostrar confiança na liderança da nova organizadora do evento de cinema. Ela recebeu a homenagem emocionada.

A Mostra de São Paulo se estende até 03 de novembro com cerca de 250 filmes, distribuídos em 22 salas do circuito.