Sem categoria

China apoia diálogo entre Coreia do Norte e EUA

A China ratificou nesta segunda-feira (24) seu apoio ao diálogo entre a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e os Estados Unidos, ao expressar a esperança de que contribua a elevar a confiança e a criar condições para retomar as conversas sobre a desnuclearização da península.

A porta-voz da chancelaria Jiang Yu reiterou essa posição ao referir-se às conversas que representantes de Washington e Pyongyang realizam em Genebra.

As delegações presentes a esses contatos são presididas pelo vice-chanceler Kim Gye Gwan e Stephen Bosworth, que depois desta reunião deixará seu cargo de enviado especial para a República Popular Democrática da Coreia, que será assumido por Glyn Davies.

Esse último, embaixador dos Estados Unidos na Agência Internacional de Energia Atômica, participa também desta segunda reunião de seu tipo desde julho. A anterior ocorreu em Nova York.

Além desses dois países, no diálogo multilateral participam outras quatro partes: a Rússia, a Coreia do Sul, o Japão e a China, sua anfitriã.

Lançado em 2003, esse processo mantém-se paralisado desde dezembro de 2008, mas nos últimos meses intensificaram-se os esforços em prol de sua retomada.

Fonte: Prensa Latina