Sem categoria

Vasco vence, aproveita tropeço do Corinthians e lidera

O Vasco da Gama conquistou uma importante vitória na tarde deste domingo (23) por 2 a 0 sobre o Bahia, em Salvador, e também contou com a sorte para assumir a liderança isolada do Campeonato Brasileiro, já que o Corinthians empatou em 1 gol com o Internacional em Porto Alegre. O time carioca tem agora 57 pontos ganhos, dois a mais que o paulistano.

Felipe, no primeiro tempo, e Diego Souza aos 46 do segundo, fizeram o placar no estádio de Pituaçu, deixando o Bahia em situação desconfortável na luta para permanecer na primeira divisão do futebol brasileiro.

Em Porto Alegre, o Corinthians sustentava um empate em um jogo de bom nível até sofrer o gol do Internacional, em um cabeceio de Nei, já no segundo tempo. O time paulista havia perdido por expulsão um defensor, Alessandro, mesmo assim, a poucos minutos do término da partida, o meia Alex bateu uma falta de média distância e empatou o jogo.

Com mais um empate em casa sem gols, desta vez contra o Curitiba, o São Paulo tem agora sete partidas sem vitória e vê sua situação piorar a cada rodada, algo que também acontece com o Palmeiras, que vive uma das piores crises internas dos últimos tempos. No sábado, a equipe do Parque Antártica foi derrotada por 2 a 1 pelo Figueirense e caiu mais uma posição na tabela, ocupando agora o 13º lugar na classificação.

A outra equipe catarinense, o Avaí, obteve uma grande vitória em casa contra o carioca Botafogo, um forte concorrente ao título que tem demonstrado irregularidade nas últimas 3 partidas. O jogo terminou 3 a 2 para o alvi-celeste de Florianópolis, mas o resultado não conseguiu evitar que a equipe deixasse a zona de rebaixamento, feito que o Atlético Mineiro conseguiu no mesmo sábado, ao bater o Fluminense, no Rio de Janeiro por 2 a 0.

Enquanto os mineiros comemoram a saída da zona de rebaixamento com a vitória, o Tricolor carioca vê estancar sua subida na tábua de classificação. O maior rival do Fluminense, o Flamengo, terminou a rodada dois pontos acima dos tricolores, após empatar com o Santos por 1 gol. O rubro-negro carioca tem 50 pontos e ainda considera possível o título, enquanto o Santos pensa apenas no Mundial que disputará no fim do ano na Ásia.

Outro mineiro que conseguiu sorrir um pouco no final da rodada foi o Cruzeiro, que foi ao Serra Dourada, em Goiânia, e venceu o jogo contra o Atlético Goianiense por 3 a 2, afastando-se um pouco da zona da degola e empurrando para ela o Ceará, que perdeu para o Atlético Paranaense por 1 a 0 e se vê na pior situação de classificação desde o início do campeonato, na 17ª posição, um ponto apenas acima dos paranaenses.

O América de Belo Horizonte, que empatou com o Grêmio no sábado por 2 a 2, é o atual lanterna da competição, com 25 pontos e a 8 do rival Atlético-MG, primeiro clube fora da zona de rebaixamento.

Restam 7 jogos para o fim do campeonato e o equilíbrio na ponta de cima da tabela ainda pode render muitas surpresas até o fim do torneio. O Vasco da Gama enfrentará clubes que estão fora da disputa, como Santos e Palmeiras, mas terá jogos difíceis contra rivais direitos, com destaque no clássico da última rodada com o Flamengo.

O Corinthians enfrentará clubes que estão na parte de baixo da tabela e terá jogos bastante complicados, como contra o Figueirense, Atlético Mineiro e o Ceará. A última partida será contra o Palmeiras, que jogará para vencer e evitar um possível título do rival.

A 32ª rodada será disputada no próximo fim de semana (29 e 30 de outubro) com os seguintes jogos:

Ceará x Fluminense
Santos x Atlético Paranaense
Botafogo x Cruzeiro
Corinthians x Avaí
Vasco da Gama x São Paulo
Grêmio x Flamengo
Figueirense x Bahia
Atlético Goianiense x Internacional
Coritiba x América
Atlético Mineiro x Palmeiras

Com o fim da 31ª rodada, a classificação está assim: