Mais de 40 candidatos colombianos foram assassinados
Ao menos 41 candidatos colombianos foram assassinados na presente campanha para as eleições regionais e locais do próximo domingo, segundo um relatório divulgado nesta terça pela Missão de Observação Eleitoral (MOE).
Publicado 25/10/2011 10:56
De acordo com essa organização não governamental, neste ano aconteceram 41 homicídios relacionados com as eleições, frente aos 27 registrados no pleito anterior em 2007 – representando um incremento do 52%.
A MOE também detalhou que as ameaças, com 88 casos, retrocederam em 3%, frente às 91 reportadas em 2007, enquanto os atentados se mantiveram no mesmo nível, com 23. Já o número de sequestros baixou de oito casos em 2007 e sete no atual exercício.
Por outro lado, a Missão indicou que os departamentos mais afetados pelos fatos de violência contra os candidatos são Antioquia e Vale do Cauca, cada um com 26.
Segundo a fonte, os concorrentes a prefeituras são os mais prejudicados. Do totais de fatos referidos, foram registraram 15 assassinatos, sete atentados e 61 ameaças de morte contra eles.
Nesta segunda-feira (24), o processo para as eleições regionais e locais do próximo domingo entrou em seu reta final, onde os candidatos já fecharam suas campanhas e só podem celebrar atos de caráter privado em suas respectivas sedes de campanha.
A Registradoria Nacional do Estado Civil iniciou já o processo de distribuição dos mais de 150 milhões de bilhetes eleitorais e os kits que devem utilizar os júris de votação em mais de 92 mil mesas colocadas por todo o país.
Para o próximo 30 de outubro, mais de 30 milhões de pessoas escolherão governadores, prefeitos, deputados e vereadores para o período entre 2012 e 2015.
No entanto, os cálculos mais otimistas preveem que, desse total, irão às urnas cerca de 13 milhões de colombianos, representando uma elevada abstenção, conforme com os registros históricos.
Fonte: Prensa Latina