Congresso da Unegro-RJ mobiliza 824 pessoas

O congresso estadual da União do Negro pela Igualdade (Unegro) do Rio de Janeiro, realizado nos dias 14 e 15 de outubro, mobilizou em todo o estado 824 pessoas, elegendo 120 delegados, de 28 núcleos. No congresso estiveram presentes delegados de 14 municípios.

A mesa de abertura do congresso contou com: Mônica Custódio (executiva nacional da Unegro), Claudia Vitalino (coordenação estadual), Ana Rocha e João Batista Lemos (presidente e vice-presidente estadual do PCdoB-RJ), Marcelo Dias (superintendente de Igualdade Racial do Estado do Rio) e Luiz Eduardo (secretário de Trabalho e Renda de Nova Iguaçu).

Na página da Unegro nacional (www.unegro.org.br) é possível acessar o documento base para o congresso da entidade que acontece de 10 a 12 de novembro, em Brasília, com o tema “Negras e Negros Compartilhando o Poder”.

Alerj aprova cota em concursos do estado

O projeto que cria a cota de 20% das vagas para negros e índios no estado do Rio, em concursos públicos para preenchimento de cargos efetivos do Executivo e das entidades da administração indireta, foi aprovado no dia 18.

A proposta do Governador vigorará por dez anos. O texto diz ainda que, para ter acesso a cota, o candidato deverá se declarar negro ou índio. Havendo desistência de candidato aprovado nesse sistema, a vaga será preenchida por outro candidato negro ou índio.