Paes promete iniciar intervenções em Santa Teresa
A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) participou de reunião com o prefeito Eduardo Paes e representantes da Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast). O encontro, organizado pela parlamentar por solicitação do próprio Paes, serviu para estabelecer uma pauta de prioridades e iniciativas de governo a serem implementadas no bairro.
Publicado 26/10/2011 18:12 | Editado 04/03/2020 17:03
Paes disse que pretende centrar a pauta de intervenções municipais no bairro em três eixos: um amplo processo de reestruturação do bairro, com um conjunto de obras e intervenções arquitetônicas e urbanísticas emergenciais e estruturais, adequadas às características singulares do local; o reordenamento da ocupação imobiliária, combatendo as ocupações e construções ilegais, inclusive em áreas de risco; e a recuperação dos bondes de Santa Teresa.
Paes anunciou que a prefeitura disponibilizou uma frota com seis ônibus especiais adaptados para fazer o mesmo trajeto dos bondes a partir da semana que vem, cobrando uma tarifa de R$ 0,60. “É uma solução paliativa e provisória, mas que sinaliza o compromisso e o empenho da prefeitura com o bairro, seus moradores e a reativação do Bonde de Santa Teresa”, justificou.
O prefeito disse que há tempos a região vem aguardando uma intervenção do poder público de forma estruturante, ampla e concreta. Ele afirmou que considera a municipalização dos bondes como a melhor solução para garantir a qualidade do sistema. “Já estamos negociando com o governo do estado as melhores condições para que a prefeitura possa administrar o sistema em um modelo administrativo mais ágil e eficiente.”, disse.
Durante a reunião, Jandira lembrou a recente tragédia ocorrida no acidente com o bondinho de Santa Teresa, destacando a importância de uma ação efetiva do município no sentido de reparar o trauma da população e a interrupção da circulação dos bondes, verdadeiros símbolos da região. Moradora do bairro, Jandira ressaltou que a paralisação dos bondes acarreta em diversos problemas para o transporte público no bairro. “O aumento da frota de ônibus, com profissionais pouco treinados para conduzir os veículos nas ladeiras de Santa Teresa, muitas vezes pilotando em altas velocidades, criam um ambiente de insegurança e que pode levar a novos acidentes e tragédias”, disse.
A reunião foi encerrada com uma boa notícia: o prefeito solicitou à deputada Jandira Feghali e aos representantes da Amast que organizem uma agenda de reuniões com os moradores para discutir as demandas e necessidades. Os encontros, previstos para ser realizados a partir da semana que vem, devem envolver diversas secretarias e órgãos municipais de áreas como infraestrutura, urbanismo, transportes, tráfego, patrimônio e ordem pública.