PCdoB-Bahia destaca experiência de Aldo Rebelo

Competente, experiente e com bom trânsito no Congresso Nacional. Estas foram as principais qualidades destacadas por parlamentares e gestores baianos da área do esporte, ao comentar a confirmação do nome do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) para assumir o Ministério do Esporte, em substituição ao também comunista Orlando Silva. Com a decisão, anunciada nesta quinta-feira (27/10), a presidente Dilma reiterou a confiança no PCdoB na condução da pasta.

Para o presidente do PCdoB na Bahia, deputado federal Daniel Almeida, a primeira a questão a ser destacada é a manutenção do PCdoB na condução do Ministério do Esporte. “Isso demonstra a consideração da presidente Dilma de que o PCdoB está fazendo um bom trabalho. O Aldo Rebelo é um dirigente do partido tão qualificado quanto o dirigente anterior, tem um perfil adequado para qualquer função no Brasil e já demonstrou isso. Com o currículo que tem, goza de forte prestígio político na sociedade, dentro e fora do partido. Penso que ele irá garantir a continuidade do excelente trabalho desenvolvido no Ministério do Esporte nos últimos anos”.

A deputada federal Alice Portugal também ressaltou as qualidades de Aldo Rebelo, mas destacou também a postura do PCdoB diante dos ataques da mídia ao ex-ministro Orlando Silva. “O nosso partido, durante estes dias de ataque desmedido e desleal de parte da mídia, mostrou-se de fato um partido diferenciado. Respondeu com unidade em defesa do ministro Orlando, um homem de caráter, um jovem competente, reconhecido não somente nacionalmente, mas entre todas as autoridades esportivas", disse a parlamentar, acrescentando que o partido vai colaborar para que as averiguações do Supremo Tribunal Federal e do Ministério Público mostrem a verdade, que é a inocência do ministro Orlando Silva.

O ministério destacou-se no curso dos últimos anos. Era um ministério inexpressível, relegado a um campo secundário, chegando a ter o menor orçamento da Esplanada dos Ministérios e hoje é um ministério com destaque. “Sem dúvida, a atração de eventos internacionais, como a Copa do Mundo e a Olimpíadas, gerou toda esta observação mais apurada sobre o Ministério, com o desejo de diversas correntes que apóiam o governo de constituir esta direção. A presidente Dilma manteve a coerência, demonstrando um respeito muito grande pelo PCdoB e manteve a direção do Ministério com o nosso partido, que é um aliado de primeira hora do governo Lula e do governo Dilma”, pontuou Alice.

Continuidade do trabalho

A excelente relação com o Congresso Nacional é o grande diferencial de Aldo Rebelo na opinião do secretário para Assuntos da Copa da Bahia, Ney Campelo. Para ele, a escolha da presidente Dilma foi muito feliz, pois Aldo é um dos principais quadros do PCdoB no Brasil, com uma experiência indiscutível. “Foi presidente da Câmara dos Deputados, ministro de Estado no governo Lula e traz com ele um diferencial,  que é o fato dele ter um excelente relacionamento com o Congresso Nacional, e que vai ajudar muito neste cenário conturbado, que foi artificialmente criado e hoje completamente já desmoralizado. Este fato foi recentemente comprovado, quando ele teve uma votação bastante expressiva disputando uma vaga no Tribunal de Contas da União. O seu trânsito no Congresso vai ajudar a recuperação do diálogo do Ministério com o Congresso Nacional. Afora isso, será um Ministério de continuidade, porque o trabalho que vinha sendo feito por Orlando é de muita qualidade”.

O secretário Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, lembra que o deputado Aldo Rebelo foi o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) CBF/Nike, que investigou supostas irregularidades no futebol, o que lhe dá um conhecimento prévio na área. “É claro que em outras questões relacionadas a outras modalidades esportivas e na construção da Copa e da Olimpíada ele terá suporte, para que tenha condições de fazer bem o seu trabalho. Aldo é um deputado experiente, um dirigente do partido também de longa data e reúne todas as condições políticas para assumir o Ministério. Esperamos que com esta bagagem política, ele possa superar os problemas e desempenhe da melhor forma possível as atividades dele. O PCdoB vai garantir todo o suporte necessário para isso”, concluiu.

De Salvador,
Eliane Costa