Sem categoria

ONU expõe acervo e diz que é preciso preservar memória do mundo

Ao marcar o Dia Mundial da Herança Audiovisual, nesta quinta (26), as Nações Unidas realizaram exibição de fotos, vídeos e áudio em Nova York. Arquivo da ONU conta com 70 mil fitas e discos.

Por Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.*

Para marcar a data, as Nações Unidas realizaram em sua sede, em Nova York, três visitas guiadas ao acervo da casa.

São cerca de 800 mil fotos, imagens de vídeo e aúdio, documentos de momentos históricos que contaram com estrelas de Hollywood, que na época desempenhavam o papel de embaixadores da Boa Vontade, como contou à Rádio ONU, o chefe da Unidade de Multimídia, Antônio Carlos Silva.

“Audrey Hepburn, Gregory Peck, pessoas importantes de Estados-membros que estiveram aqui e decidiram apresentar um programa de rádio. Estes itens que chamamos Clássicos da Rádio ONU eram programas especiais, narrados, produzidos, e até co-produzidos com pessoas importantes da época”, declarou Silva.

Além dos eventos em Nova York, várias cerimônias, das Américas à Ásia, marcaram o Dia Mundial da Herança Audiovisual.

Já na sede da Unesco, em Paris, uma série de curtas baseada em histórias de mulheres foi exibida para o público.

O acervo das Nações Unidas inclui 80 mil horas de áudio gravadas em 70 mil fitas e discos, mais de 37 mil horas de filmes entre outros arquivos.

Nesta mesma data, a Unesco também aproveitou para lançar um alerta sobre a perda de inúmeros documentos raros desde a invenção da imagem e de tecnologias de som. Segundo a agência da ONU, é preciso dedicar mais atenção ao armazenamento seguro de sons, imagens e vídeos para as futuras gerações.

Fonte: Rádio ONU