Partido islâmico vence eleições na Tunísia
O direitista Ennahda e O partido secular de centro-esquerda Congresso para a República (CPR) anunciaram o começo das negociações para formar uma coalizão de governo. O partido islâmico da Tunísia, o Ennahda, obteve 41,47% dos votos e ficou em primeiro lugar nas eleições que definiram as 217 cadeiras da Assembleia Constituinte.
Publicado 28/10/2011 10:21
O Ennahda obteve 90 das 217 cadeiras na Assembleia que irá votar uma nova Constituição e terá mandato de um ano. O Ennahda também deverá indicar o primeiro-ministro e formar um governo de transição, disse o chefe da comissão eleitoral da Tunísia, Kamel Jendoubi.
O CPR ficou em segundo lugar com 13,2% dos votos, ao conquistar 30 cadeiras. O partido de centro-direita Ettakatol ficou em terceiro lugar com 21 cadeiras, ou 9,68% dos votos.
Banido durante o regime autoritário de Ben Ali, nas décadas de 1990 e 2000, o Ennahda foi legalizado em março, dois meses após o ditador ser derrubado pela primeira revolução popular que aconteceu neste ano em um país árabe.
Na quarta-feira, o Ennahda e o CPR anunciaram o começo das negociações para formar uma coalizão de governo.
Segundo analistas políticos, o Ennahda precisará formar uma coalizão com os seculares para governar. Embora de cunho direitista, o Ennahda disse que não irá retirar direitos das mulheres tunisinas e também afirma que não possui uma agenda para "islamizar" a Tunísia, considerada um dos países árabes mais ocidentalizados.
O Partido Comunista dos Trabalhadores da Tunísia (PCOT) de Hamma Hammami obteve três cadeiras.
Com informações da agência Panapress