Sem categoria

Pesquisa mostra Brasil em segundo lugar em consumo sustentável

 A segunda colocação obtida pelo Brasil no Índice de Comportamento Ambientalmente Sustentável apurado em pesquisa da National Geographic e GlobeScan, em 17 países, revela um bom avanço do país em quatro quesitos pesquisados. O resultado da pesquisa foi divulgado nesta quinta-feira (27), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Segundo Tove Malmqvist, gerente de pesquisa da GlobeScan, o resultado obtido pelo Brasil tem despertado muito interesse por parte de grandes instituições e empresas multinacionais, abrindo perspectivas de investimentos externos no País. O estudo mede o desempenho em itens como moradia, transporte, alimentação e bens e produtos.

O Brasil obteve bom desempenho no item moradia, sobretudo pela economia de energia em comparação com países mais frios, que têm o consumo elevado pela necessidade de sistemas de aquecimento. No que se refere ao transporte, a pesquisa concluiu que os brasileiros, em geral, moram mais próximos do local de trabalho, compartilham o carro e utilizam o transporte público, fatores que determinam menor consumo de combustível.

Já no fator alimentação, o Brasil não está muito bem colocado na pesquisa. Segundo a pesquisa, o hábito brasileiro de consumir carne vermelha e hábitos alimentares, como baixo consumo de fruta e verduras, não estão melhorando. No quarto e último item aferido, relacionado ao consumo de bens e produtos, o país está “relativamente bem, posicionando-se contra produtos nocivos ao meio ambiente”, diz a pesquisa.

Segundo a pesquisa, o Brasil ficou atrás apenas da Índia e à frente de países como Argentina, Austrália, Estados Unidos, México, Espanha, Canadá, França, Rússia, Suécia, Japão, China, Reino Unido, Alemanha, Coreia do Sul e Hungria.

De Brasília
Com agências