Osasco: Toniolo assume interinamente a presidência da Câmara

Desde o último sábado (22) o vereador Antônio Toniolo (PCdoB) exerce interinamente a presidência da Casa. O titular da cadeira, vereador Aluísio Pinheiro (PT), licenciou-se para compor uma delegação de Osasco, comandada pelo prefeito Emidio de Souza, que realizará a primeira visita osasquense oficial à República da Armênia.

Formada também pelo secretário municipal de Governo, Jorge Lapas; pela coordenadora de Relações Internacionais da Prefeitura, Gleides Sodré Almazan; e ainda por Sandra Regina Missiano Lapas; Milton Batista Souza Filho; pelo jornalista Hugo Urizar e pelo diretor do jornal Diário da Região, Vrejhi Sanazar; a comitiva fará ainda, durante a viagem, visitas oficiais ao Japão e à China.

No caso da ida à Armênia, que segue até 27 de outubro, o grupo tem visita agendada, com recepção por autoridades locais, à Capital Yerevan, mas o objetivo é visitar especificamente a cidade de Gyumri, com a qual está em andamento, desde 2006, a elaboração de um convênio de intercâmbio.

As duas localidades devem oficializar um convênio de “cidades-irmãs”, com o objetivo de estabelecer intercâmbios culturais, esportivos e econômicos, além de fortalecer ainda mais os laços com a comunidade armênia, que tem forte presença em Osasco.

Já as visitas à China e ao Japão fazem parte de convênios já estabelecidos de irmandade. A comitiva chega à China em 28 de outubro e permanece até 4 de novembro, com visitas e recepção por autoridades em Xangai, Pequim e Xuzhou, com a qual mantém parceria de “cidade-irmã”.

No Japão, a delegação fica entre os dias 4 e 9 de novembro, participando também de recepção por autoridades de Hiroshima, Tóquio e Tsu, que também é “cidade-irmã” de Osasco.

A cobertura do evento será feita pelo jornalista Hugo Urizar e publicada no jornal Diário da Região e site Webdiário. Ele acompanhará a comitiva do prefeito em todos os países e enviará, com exclusividade, as matérias para o jornal.

Toniolo, que é o 1º vice-presidente da Câmara, ocupará a cadeira de presidente até o dia 11 de novembro. Em julho deste ano, Toniolo também respondeu interinamente pela Câmara, já que Aluisio Pinheiro foi prefeito interino por sete dias.

Site da Câmara Municipal de Osasco (Com webdiário)