Sem categoria

Coreia do Norte aponta provocação em manobras militares do Sul

A Coreia Democrática qualificou nesta segunda (31) como "uma grave provocação militar" as atuais manobras da Coreia do Sul, ao advertir, novamente, que o país vizinho leva a situação na península à beira de uma guerra.

A denúncia aparece em um artigo do jornal Rodong Sinmun, que afirma que "tanto em seu objetivo e conteúdo, como em sua dimensão e caráter, o simulacro Hoguk é uma aventura bélica contra a República Popular Democrática da Coreia (RPDC)".

Acrescenta que, para estes exercícios de nove dias iniciados na quinta-feira passada, foram mobilizados muitos apetrechos ultramodernos, incluídos helicópteros AH-1S, aviões de combate KF-16 e F-15Ky, navios destruidores e de escolta.

O jornal afirma que este treinamento, no qual participam forças estadunidenses, busca elevar a capacidade de ataque preventivo contra a RPDC, adestrá-la e aperfeiçoá-la de maneira tridimensional em um ambiente de guerra real.

Segundo informou-se no segundo dia de manobras, milhares de efetivos realizaram exercícios frente à ilha de Baengnyeong, próxima à fronteira marítima

O órgão do Partido do Trabalho da Coreia também se refere a uma recente reunião sobre segurança entre autoridades sul-coreanas e dos Estados Unidos, na qual se discutiu o fortalecimiento da aliança e uma "oferta de força dissuasiva".

Além do mais, as partes concordaram em aperfeiçoar, no início do próximo ano, o plano de operações conjuntas para fazer frente a "provocações locais".

A situação na península agravou-se em  23 de novembro, quando a parte Norte respondeu a disparos contra suas águas jurisdicionais feitos pelo Sul, incidente que Pyongyang qualificou de provocação instigada pelos Estados Unidos, enquanto considerou sua resposta um ato de defesa.

Fonte: Prensa Latina