Sem categoria

Portugal assume comando do Conselho de Segurança da ONU

A partir de desta terça-feira (1º) Portugal assume a presidência mensal do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas). A prioridade, segundo diplomatas portugueses, é discutir o pedido de admissão feito pela Autoridade Nacional Palestina (ANP) como Estado independente e autônomo, além da atuação do Tribunal Penal Internacional (TPI), que apura as denúncias de violações ocorridas na Líbia durante o governo de Muamar Kadafi, assassinado no dia 20.

As discussões devem ocorrer amanhã (02), na primeira reunião formal de Portugal na presidência do conselho. A ideia é aprovar o programa de trabalhos destinados às operações de paz no âmbito internacional. Durante os debates, deve ser apresentado o primeiro relatório do comitê de admissão sobre o cumprimento dos requisitos de admissão da Palestina pelo conselho.

O Brasil integra o Conselho de Segurança das Nações Unidas até o próximo mês. No total, o órgão reúne 15 países – cinco permanentes e dez rotativos. Todos se revezam na presidência, sendo que cada um fica na função por apenas um mês.

Paralelamente, a presidente Dilma Rousseff faz campanha em favor da reforma do conselho na tentativa de o Brasil ocupar um assento permanente no órgão. Para os negociadores brasileiros, o ideal é aumentar de 15 para 25 vagas no total, abrindo espaço para a América Latina, a África e o Leste da Europa.

Fonte: Agência Brasil