Sem categoria

Aracaju recebe premiação por estímulo a atividades físicas

A cidade de Aracaju (SE) figurou na lista das iniciativas bem sucedidas de estimulo a atividades físicas, premiadas nesta quinta-feira (3), pelo ministro da saúde, Alexandre Padilha. Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Vitória foram as outras cidades premiadas. As ações dessas cidades inspiraram a criação do programa Academias da Saúde, lançado pelo ministério em abril.

Esse é a segunda vez que uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju é premiada. Há três anos, a cidade conquistou o título nacional da Capital da Qualidade de Vida. O título foi concedido por meio de um ranking desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) que tem como indicadores os índices de hábitos saudáveis cultivados pela população e as ações do poder público em prol da disseminação desses hábitos.

Em Aracaju, essas ações estão presentes em iniciativas como a Academia da Cidade e em projetos de estímulo ao uso de ciclovias.

A malha cicloviária de Aracaju – que percorre as principais avenidas da capital sergipana – totaliza 40 km de espaço destinado ao uso exclusivo de ciclistas. As ciclovias surgiram em 2003, quando a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) avaliou a necessidade de abrir ciclovias para atender a um público crescente. “O público é formado tanto pelos que usam ciclovias para o lazer, como por pessoas que precisam de bicicleta para estudar e trabalhar”, informa a SMTT.

O projeto é considerado um sucesso pelo órgão de administração do trânsito. As ciclovias representam tanto melhoria das condições físicas da população, como para o ambiente do trânsito de Aracaju.

Outra proposta de consolidação de um padrão elevado de qualidade de vida é o projeto Academia da cidade, que reúne pessoas de várias localidades de Aracaju para a prática de atividades físicas gratuitas e em locais públicos.

A academia da cidade começou suas atividades no ano de 2004 e hoje possui 16 polos. Esses polos possuem atendimento integrado da Academia da Cidade e de unidades de saúde, com atendimento médico também gratuito, explica Sayonara Carvalho, coordenadora de promoção da saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju.

Sayonara Carvalho lembra que o projeto da Academia da Cidade além de promover a atividade física, contribui para a utilização de espaços públicos. “O diferencial do projeto é que nossos usuários são avaliados a cada três meses. Além disso, nossos encontros estimulam a troca e interação social, o que impulsiona não apenas os avanços de condicionamento e previne doenças como osteoporose, mas também previne casos de depressão e doenças ligadas ao isolamento, que por vezes atinge a população idosa”.

De Brasília
Com agências