Comunistas prestigiam 20ª Conferência Estadual do PCdoB/CE

Delegados representando os 154 municípios onde o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) está organizado no Ceará, militantes e convidados participam da 20ª Conferência Estado do PCdoB, iniciada neste sábado (05/11), no auditório da Faculdade de Direito da UFC, em Fortaleza. Depois de participarem das conferências municipais do partido, os comunistas se encontram para debater questões pertinentes à estrutura estadual e também para discutir temas relevantes do cenário nacional.

Ilmara Cândida, presidente do PCdoB de Quixelô, lembra que com o crescimento da sigla, espera que na conferência sejam traçados os novos rumos para acompanhar esse crescimento. “É importante essa discussão para que a gente não se perca diante desse salto”. O Presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Itapipoca, Antônio Vieira do Nascimento, há 12 anos é filiado ao PCdoB, mas esta é a primeira vez que vem como delegado para participar da conferência estadual. “Espero bons debates nessa conferência”.

Também participante pela primeira da conferência, Francisco Carlos Lima, presidente do PCdoB de Ipaporanga, diz que veio para aprender, pois ainda tem muito o que saber sobre o partido e sua militância. Ricardo Veiga, secretário de organização do PCdoB de Ipaporanga, pretende repassar as decisões e aprendizados obtidos nesses dois dias para os comunistas que ficaram na sua cidade.

De Iguatu veio a delegada Francisca Saraiva, do Comitê Municipal do partido. “A expectativa diante desse crescimento é que haja transmissão de conhecimentos sobre o que passou a avançar mais no desenvolvimento do País”. José Claudohelder Cardoso, presidente do PCdoB de Tianguá, vem pela primeira vez à conferência e já comemora o crescimento dos comunistas no seu município. “Estamos muito bem em Tianguá e espero que a conferência traga o fortalecimento da sigla no estado e a gente chegue ao governo”.

Histórias de um comunista

Seu Ribamar Lucas, 76, é um comunista das antigas. São muitos anos, uma vida dedicada à luta por uma sociedade mais justa e digna. Pelas suas contas são 57 anos de trabalho pelo fortalecimento e crescimento do partido. “Vencemos a clandestinidade. Não foi fácil. Me sinto gratificado quando vejo o crescimento do partido, com senadores, deputados, prefeitos e tantos filiados”.

Diferente do tempo em que precisava marcar encontro com os amigos à noite no cemitério de Crateús, seu Ribamar foi prestigiar a conferência estadual na Faculdade de Direito, sem precisar se esconder ou mentir que estava “pegando passarinho” para justificar a formação de rodas de conversas. “A gente tinha de se encontrar escondidos para traçar estratégias de trabalho, como por exemplo, como resistir às represálias”, conta.

Muitas foram as vezes que a gaiola foi colocada na árvore para despistar a polícia, enquanto os comunistas faziam planos sob a sombra de um pé de juazeiro. “Se alguém perguntava o que fazia o grupo ali reunido, a resposta imediata era que estamos pegando passarinhos”. Seu Ribamar conta ainda que só não foi preso durante a ditadura porque os “passarinhos” (como os amigos informantes eram chamados) avisavam. Ele revela que se sente feliz e orgulhoso do crescimento do partido. Seu Ribamar tem muitas histórias de comunistas para contar.

Parlamentares destacam importância do evento

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) chega à 20ª Conferência Estadual no Ceará estruturado em 154 dos 184 municípios cearenses. Para os parlamentares comunistas, o evento iniciado neste sábado, será o maior da história do partido. O Senador Inácio Arruda destaca que a participação superou a expectativa, pois no início da preparação se trabalhava com a presença de representantes de pelo menos 115 municípios. “Chegamos a 154. É um crescimento espetacular, além disso, temos mais de 40 candidaturas a prefeitos”, comemorou.

O deputado federal João Ananias observa que a 20ª Conferência se consagra como a maior já realizada. “Temos aqui representação de todos os municípios onde o partido está organizado, parlamentares comunistas, novos filiados, simpatizantes e amigos do PCdoB. Com certeza a contribuição de todos só enriquece esse momento”.

Chico Lopes, deputado federal, lembra que “estamos no momento histórico dos nossos 90 anos e ascensão muito grande na sociedade e nos movimentos sociais. “Ele ressaltou que a conferência estadual é também um momento de congraçamento da militância comunista.

Representante dos comunistas na Assembleia Legislativa, o deputado Lula Morais destaca a mobilização feita pelo partido nos municípios onde está estruturado como responsável pela grande participação. “Isso demonstra a força do crescimento e nos permite pensar no processo eleitoral de 2012 com a eleição de mais prefeitos e vereadores”.

Para a vereadora Eliana Gomes, a conferência tem uma importância muito grande. “Representa o fortalecimento do PCdoB. É muito gratificante ver o crescimento do partido a nível estadual, municipal e no contexto nacional”.

Prefeitos comunistas

Os administradores municipais comunistas também prestigiam a conferência estadual. Carlos Felipe, prefeito de Crateús, município que comemora 100 anos de emancipação política este ano, afirma que o PCdoB vive um momento próspero para as eleições de 2012, reflexo das avaliações positivas das administrações municipais, compromisso de seus parlamentares e militância.

George Valentim, prefeito de Maranguape, ressalta que a conferência representa a união da militância em torno de uma causa democrática, principalmente, nesse momento em que o partido enfrenta dificuldades no cenário nacional. “Este é o momento onde se demonstra o quanto os comunistas estão unidos”. Recém chegado ao partido, o Vice-Prefeito de Ubajara, Alexandre Tomaz, também está confiante no sucesso da conferência e satisfeito com a oportunidade de acompanhar o debate comunista.

A 20ª Conferência Estadual do PCdoB prossegue neste domingo (06/11), com debates e a eleição do novo Comitê Estadual, que irá dirigir o partido no Ceará durante o próximo biênio.

De Fortaleza,
Fátima Guimarães
 

Leia também:

Aberta a maior Conferência Estadual da história do PCdoB do Ceará


Comunistas cearenses homenageiam Gilse Cosenza