Plenária de debates marca 2º dia da Conferência do PCdoB no Ceará

Uma plenária ampliada de debates na manhã deste domingo, 06 de novembro, marcou o segundo dia da 20ª Conferência Estadual do PCdoB no Ceará. As intervenções dos comunistas antecederam a eleição dos membros que irão compor o novo Comitê Estadual do PCdoB cearense.

A fala de cerca de 30 militantes comunistas, que traçaram o panorama das lutas políticas cotidianas em suas cidades, no Brasil e no mundo, a partir da perspectiva das inserções locais e estaduais, delineou uma paisagem política ampla. Nela, a relevância da unidade do partido, no fortalecimento e consolidação da democracia, rumo ao socialismo contemporâneo, e a ampliação dos quadros na capital e nas cidades do interior do Ceará, foram ressaltados.

Fortalecimento no interior

O Deputado Federal João Ananias salientou que o partido se faz respeitar no interior do estado por suas ações, seus quadros e suas posturas e que essa é uma marca que está presente junto ao povo, mesmo sob o ataque que vem sofrendo da mídia conservadora. Ananias destacou o aumento do número de filiados e militantes nos movimentos sociais rurais e urbanos. “Eu que sou do interior, que faço política no interior desde estudante, vejo o nosso partido crescer e ser respeitado”.

Crise do sistema do capital

João Ananias fez uma analogia da crise de 2008 com a atual, considerando que esta se trata de uma “crise continuada”, que explicita a grande certeza de que o capitalismo dá poucas condições de superar suas crises. “O inimigo do capitalismo, de forma efetiva, é quem preconiza uma nova ordem econômica contra o capital. Nestes ataques, nós não somos réus: nós somos acusadores, pois mostramos que esse sistema produz desigualdades, violências”.

O médico Mariano Freitas, ex-secretário da SER I de Fortaleza, destacou em sua fala que, quando se pensa que o capitalismo tinha morrido, ele se manifesta novamente. E é contra essa tendência que é preciso reunir forças para lutar. “É preciso ter essa certeza e essa compreensão do que os estados comunistas fazem hoje. É um momento importante conectar que essa revolução que está acontecendo no Brasil e no Ceará com a revolução que está acontecendo no mundo inteiro. O povo americano que vai a rua, querendo acabar com o sistema monetário mundial é o mesmo que se organiza aqui no Ceará.”, afirmou.

Papel das Universidades

Para o Presidente do PCdoB de Sobral, Miguel Silva, é preciso que as debilidades sejam superadas para uma maior inserção e visibilidade das ações comunistas diárias. Para ele, os debates das ideias que acontecem nas Universidades e nos Centros de Pesquisa são fundamentais. “Hoje, foram criadas universidades no interior do Ceará. É preciso maior atuação nas universidades federais. Se nós queremos ganhar a sociedade, devemos também nos aproximar dos professores e pesquisadores. Vamos buscar ampliar nossa participação na academia”, defendeu.

Juventude e Nação

Flávio Vinícius Vasconcelos, Presidente da UJS no Ceará, avaliou o momento importante que vive o Brasil, com aumento da geração de emprego, a vinda da Copa do mundo para o país, o crescimento econômico atrelado ao crescimento e desenvolvimento social entre outras questões de naturezas sociais, políticas e econômicas. “Fazemos de nossa nação uma nação mais desenvolvida. Mas os limites desse modelo vêm sendo impostos pelo capital. E nós precisamos superar esse embate”, convocou o Presidente da UJS.

“Nosso projeto é avançado, mas pode e deve ir além. Por outro lado, nós temos que ter cuidado com os movimentos que se julgam apolíticos, mas que no fundo são conservadores. Esses movimentos estão tentando minar os movimentos sociais. A gente tem que cuidar para que essa onda que busca julgar os movimentos da classe política trabalhadora. É preciso avançar muito mais na organização da Juventude Socialista em cada município. Que cada dirigente partidário deste partido busque construir um movimento mais forte”, convocou.

Formação partidária

José Rubens evidenciou a importância da formação partidária para que o projeto político do PCdoB tome maiores dimensões. Ele lembrou que, a partir de sua própria natureza socialista e operária, o PCdoB esteve sempre contra a direita. “Agora, o enfraquecimento da grande imprensa controlada pela direita depende também da luta do PCdoB. E isso depende de uma luta em direção à sociedade socialista, onde a maioria da população brasileira possa apoiar essa mobilização em busca de uma nova sociedade. A formação se dá no partido, em suas organizações em cada local”.

Mídia Conservadora X Movimentos Sociais

Gorete Fernandes, Presidenta da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza e conselheira do Ministério das Cidades, ressaltou a importância dos Movimentos Sociais e das ONGs, vítimas de campanhas difamatórias orquestradas por movimentos conservadores, nas lutas em defesa da democracia e contra os golpes articulados pela mídia burguesa. “Nós temos a certeza de que quando queriam tirar o Lula, muitos dirigentes de ONGs e Movimentos Sociais foram às ruas. Eles não querem apenas derrubar o PCdoB, eles querem derrubar o governo Dilma e o projeto político, social e econômico que Lula iniciou. O PCdoB, ao longo destes anos, esteve à frente das entidades reconhecidas em nível nacional”, destacou Gorete.

José Simão, Vice-prefeito de Quixelô, comparou a “guerra dos comunistas hoje – contra a força dos meios de comunicação ligados ao grande capital” à mesma que foi enfrentada pelo partido na época contra a TFP (Tradição Família e Propriedade), organização de ultradireita formada por civis e militares, que cometiam atentados à bomba, assassinatos e torturas de militantes de esquerda.

Partido histórico e coerente

O Deputado Estadual Lula Morais ressaltou que o ato político realizado na abertura da Conferência – no sábado, dia 05 de novembro, com a presença de inúmeras lideranças estaduais, como o governador Cid Gomes, deputados federais e líderes de outros partidos – foi um exemplo de que o PCdoB é um partido que aglutina. “Nestes quase 90 anos, enfrentamos duas ditaduras: a do Estado Novo e a Militar de 1964. Vivemos outro momento importante da história, em 1989, afirmando que o fim da história não fazia sentido, com um projeto político nas eleições pra presidente, que se consolidou em 2002. Agora, com a nossa presença no Executivo, eles não estão querendo tirar nossa vida, nem a nossa liberdade, estão querendo tirar a nossa honra. Mas a nossa honra ninguém tira! Somos um partido coeso. Por isso, nós somos um exemplo e devemos cada vez mais nos resguardar. Viva o Partido Comunista do Brasil e Viva o Povo Brasileiro!!!”

Fóruns municipais

Gilvan Paiva, Secretário de Educação de Maranguape, destacou esse ser um momento importante para visualizar a exitosa trajetória do PCdoB. “Fazemos parte de um partido que se diferencia pelo seu projeto político e também pela atuação no executivo. É preciso observarmos e salientarmos que não basta ser apenas prefeito, vereador, deputado. É preciso passar para a população que nós temos um projeto diferente. É preciso retomar o fórum de gestores, o fórum de vereadores para que possamos discutir com a população. A luta de ideias não se dá apenas na universidade… As nossas ideias com as militâncias populares são o diferencial. É preciso fortalecer esse debate dentro do partido”.

Mais ações

Ainda pela manhã foram aprovadas duas moções em apoio ao ex-Ministro dos Esportes, Orlando Silva, e em solidariedade ao ex-presidente Lula. Também foi discutido e aprovado o documento da 20ª Conferência Estadual do PCdoB no Ceará, além se ser apresentada a lista de comunistas que serão votadas para compor o novo Comitê Estadual do PCdoB cearense, que dirigirá o partido no próximo biênio.

De Fortaleza,
Átila Bezerra