Sem categoria

Surge novo candidato a eleições presidenciais francesas

Jean-Pierre Chevenement, ex-ministro dos governos de François Mitterrand e Lionel Jospin, anunciou neste fim de semana sua candidatura às eleições presidenciais francesas do próximo ano, pelo Movimento Republicano e Cidadão, uma racha à esquerda do Partido Socialista (PS).

Chevenement ocupou as pastas de Tecnologia, Educação e Defesa com Mitterrand e em 1997, ainda que já fora dos quadros do PS, foi chamado por Lionel Jospin para dirigir o ministério do Interior.

Participou nas presidenciais de 2002 nas quais obteve 5,3 por cento dos votos e se absteve de competir em 2007.

Em declarações à televisão francesa assegurou que a crise na União Européia estimulou que lançasse sua candidatura para apresentar suas ideias sobre como enfrentar os desafios atuais, mas negou que sua candidatura vá dividir a esquerda.

Chevenement soma-se a uma dezena de candidatos ao Palácio dos Campos Elíseos.

Os principais candidatos são François Hollande, do PS; o atual presidente Nicolás Sarkozy, ainda não oficializado por seu partido, a conservadora União pelo Movimento Popular; Marine Le Pen, do partido de extrema-direita Frente Nacional e Jean-Luc Mélenchon, da Frente de Esquerda, da qual faz parte o Partido Comunista Francês.

Com agências