Sem categoria

Osvaldo Bertolino: Uma data para a humanidade reverenciar a URSS

Hoje é uma data histórica para a humanidade. Além de ser aniversário da Revolução Socialista na Rússia, que representou um salto gigantesco no caminho do progresso social, é a data em que, em 1941, no 24º aniversário da Revolução de 1917, o líder revolucionário Josef Stalin pronunciou o histórico discurso ao Exército Vermelho e aos guerrilheiros comunistas em Moscou.

Por Osvaldo Bertolino, em seu blog

Essa data deveria ser comemorada por toda a humanidade, reverenciando a União Soviética, seus líderes revolucionários e seus povos. Foi um marco da reviravolta da 2ª Guerra Mundial, que levaria á derrota do nazifascismo. Stalin disse que o mundo via neles “a força capaz de destruir as hordas rapaces dos invasores alemães”.

(Íntegra no vídeo abaixo).

A reviravolta começaria em janeiro de 1942, quando o Exército Vermelho lançou a ofensiva geral em uma ampla frente e em alguns setores avançou mais de 400 quilômetros para o ocidente, afastando a fera nazista que rugia às portas de Moscou.

O partido comunista soviético, o artífice da vitória, ganhou enorme prestígio internacional. A importância militar e política fora gigantesca – pela primeira vez durante toda a guerra o exército nazista sofria uma derrota séria.

A história não conhecia guerras libertadoras como aquela. Já nos primeiros movimentos, ficara demonstrado que na União Soviética os combates seriam diferentes dos que ocorreram na Europa. Além das debilidades daqueles exércitos, o trabalho de sapa dos colaboracionistas fora determinante para o avanço alemão em outros países.

No país socialista, as bases sociais para a organização de contrarrevolucionários não existam mais – ao contrário do que ocorreu na guerra civil, após a revolução de 1917. Os soviéticos, com o lema “Tudo para a frente, tudo para a vitória”, estavam conscientes do que representava aquela guerra. Em muitos locais os combatentes deixaram inscrições de loas à pátria gravadas nas ruínas.