Sem categoria

Rússia sedia reunião ministerial da Organização de Xangai

O premiê russo, Vladimir Putin, chefiou nesta segunda-feira (7) os trabalhos de abertura da reunião do conselho de chefes de Governo da Organização de Cooperação de Xangai (OCS), na cidade de São Petersburgo, antiga Leningrado.

O premiê russo teve reuniões em separado com o presidente do Conselho de Ministros da China, Wen Jiabao, e com o premiê de Paquistão, Yusef Guilani, de acordo com fontes do gabinete.

Em São Petersburgo os participantes da organização deverão abordar temas como segurança regional, luta contra o crime organizado, o terrorismo, o separatismo, o extremismo e o narcotráfico, bem como a cooperação econômica e comercial.

A OCS (formada por Rússia, Cazaquistão, China, Tadjiquistão, Kirguistão e Uzbequistão) debate posições comuns com respeito à crise econômica mundial e às novas ameaças, reunindo o conteúdo dos debates em um comunicado ao final da reunião ministerial.

Além disso, neste encontro serão discutidos também os projetos de cooperação na esfera de investimentos, de energia, transporte, agricultura, informática e educação.

A discussão mais sensível deverá ocorrer em torno do tema da criação de uma União Interbancária, no marco da OCS e do Clube Energético dessa organização regional, para o intercâmbio de informação no ramo do complexo petroleiro e dos combustíveis em geral.

Os chefes de Governo também abordaram nesta segunda-feira a possível criação de corredores de transporte entre as nações da organização.

Assistem à reunião como observadores os representantes do Irã, a Índia, Paquistão e Mongólia, enquanto Afeganistão e Turcomenistão comparecem como convidados.

Com informações da Prensa Latina