Senadores do Ceará mobilizados para votação da PEC do Diploma

Na reta final que antecede a votação da PEC 33/2009 no Senado, os senadores Inácio Arruda (PCdoB), José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) mobilizam parlamentares em apoio à iniciativa. Em contatos recentes com dirigentes do Sindjorce e da FENAJ, os parlamentares cearenses reforçaram o compromisso com a proposta que torna obrigatório o diploma de nível superior em Jornalismo para o exercício da profissão, incluída na pauta de votações do Senado para o próximo dia 16 de novembro.

No último sábado (5/11), durante a 20ª Conferência Estadual do PCdoB, em Fortaleza, Inácio Arruda destacou a necessidade de garantia da presença, em plenário, de um total de 66 a 67 senadores no dia da votação da PEC. Levando em conta o total de 81 senadores que compõem a Casa e o fato de a votação se dar após o feriado de 15 de novembro, ele destacou que somente desta forma a categoria terá segurança de que haja número necessário para a votação da iniciativa.

Inácio Arruda assegurou ao delegado do Sindjorce junto à FENAJ, Salomão de Castro; e à diretora de Cultura e Eventos da Federação, Ângela Marinho, que os contatos prévios feitos com o conjunto de senadores garantem ambiente propício para a aprovação da PEC por ele relatada – e de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).

Na quinta-feira passada (3/11), o líder do governo Dilma Rousseff (PT) no Congresso Nacional, senador José Pimentel; e o ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu (ambos do PT), também reforçaram apoio à iniciativa. Informado pelo Sindjorce e pela FENAJ de que a Proposta de Emenda Constitucional constaria na pauta de votações do Senado no dia 16 de novembro, Pimentel prometeu reforçar a mobilização pró-PEC do Diploma entre os parlamentares integrantes da base situacionista.

Durante o lançamento do livro "Tempos de Planície", de sua autoria, na Livraria Cultura de Fortaleza, o ex-ministro José Dirceu defendeu a PEC do Diploma. Ele prometeu defender a iniciativa junto aos senadores que compõem a bancada do PT – em especial junto à senadora Marta Suplicy (SP), 1ª vice-presidente do Senado.

Em contato com a presidente em exercício do Sindjorce, Samira de Castro, na semana passada, o senador Eunício Oliveira informou que a bancada do PMDB está "praticamente fechada" na aprovação da PEC do Diploma. Ele, inclusive, já havia falado com o líder do partido, Renan Calheiros (PMDB-AL), para reforçar o apoio da base peemedebista ao projeto.

Fonte: Sindjorce