Sem categoria

Zona do euro e UE cresceram apenas 0,2% no 3º trimestre de 2011

A economia dos 17 países que compartilham o euro e do conjunto da União Europeia (UE) cresceu apenas 0,2% no terceiro trimestre com relação ao trimestre anterior e 1,4% comparada com o mesmo período de 2010.

Os dados antecipados da evolução do Produto Interno Bruto (PIB) da UE e da zona do euro, divulgados nesta terça-feira (15) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas comunitário, coincidem assim com as previsões apresentadas no último dia 10 pela Comissão Europeia.

Em toda a União Europeia, o estado das economias dos 27 países membros é parecido, com exceção da Romênia, que registrou expansão de 1,9% no terceiro trimestre com relação ao anterior, e no Chipre, onde o Produto Interno Bruto (PIB) retrocedeu 0,7%.

As demais economias registraram um crescimento nulo ou semelhante no terceiro trimestre, com taxas que vão de 0,3% a 0,8%, com exceção da Romênia, Letônia e Lituânia (1,3%).

Alemanha

O PIB da Alemanha cresceu no terceiro trimestre deste ano 0,5% em relação ao trimestre anterior, segundo o Escritório Federal de Estatística (Destatis). Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a economia alemã cresceu 2,5%.

A economia alemã ganhou força, destacaram os técnicos do Destatis, que corrigiram para cima os números inicialmente anunciados para o segundo trimestre.

França

A economia francesa cresceu 0,4% no terceiro trimestre do ano, frente à queda de 0,1% experimentada nos três meses anteriores, informou o Instituto Nacional de Estatística (INSEE, na sigla em francês), que com esse segundo número revisou para baixo a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre.

O PIB caiu 0,1% de abril a junho, em vez da estagnação anunciada em setembro pelo organismo.

Apesar desse descenso, se mantém a previsão que o PIB cresça 1,7% neste ano, a mesma percentagem antecipada pelo INSEE em setembro, quando rebaixou suas expectativas para o conjunto do ano.

Grécia

A economia grega contraiu 5,2% no terceiro trimestre deste ano com relação ao trimestre anterior, anunciou a Autoridade Nacional de Estatísticas da Grécia.

Segundo a fonte, o Produto Interno Bruto (PIB) durante esse período alcançou os 47,987 bilhões de euros.

Fonte: EFE