Sem categoria

Brasileiro está entre finalistas de premiação em festival cubano

Sete obras foram selecionadas para o Prêmio Nuestra América Primera Copia, criado pela Alba Cultural e o 33º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano, que acontecerá entre 1 a 11 de dezembro em Havana, Cuba. O vencedor será anunciado durante o evento. Entre os finalistas está o brasileiro Sopro, do documentarista Marcos Pimentel.

A premiação tem como objetivo contribuir para a realização de obras audiovisuais na América Latina, com a colaboração de recursos financeiros. Segundo o portal oficial do prêmio da Alba Cultural, os recursos serão entregues seguindo as necessidades da cada filme e a disponibilidade do projeto latino-americano. Um júri internacional, composto por personalidades do meio da indústria audiovisual, fará a seleção do trabalho ganhador.

Organizado pela Plataforma do Cinema e os Meios Audiovisuais, da República Bolivariana da Venezuela, e o Instituto Cubano da Arte e Indústria Cinematográficos (Icaic), o festival de cinema exibirá neste ano 26 obras de oito países da região.

Marcos Pimentel é autor da trilogia urbana de curtas-metragens que enfocam os contrastes das grandes cidades: Urbe (2009), Pólis (2009) e Taba (2010).

Confira os projetos finalistas para a premiação:

De jueves a domingo (De quinta-feira a domingo) – Chile-Holanda
Direção: Dominga Sotomayor Castillo

Escuela normal (Escola normal) – Argentina
Direção: Celina Murga

La despedida (A despedida) – Argentina
Direção: Juan Manuel D Emilio

Mejor no hablar de ciertas cosas (Melhor não falar de certas coisas) – Equador
Direção: Javier Andrade Morales

Miguel San Miguel – Chile
Direção: Matias Cruz Slater

Solo (Sozinho) – Uruguay-Holanda-Argentina
Direção: Guillermo Rocamora

Sopro – Brasil
Direção: Marcos Pimentel

com informações da Prensa Latina