Sem categoria

Cinema cubano ganha festival nos Estados Unidos

Mortos vivos sedentos por sangue ocupam a capital de Cuba, Havana, causando terror na população. O governo anuncia que “os distúrbios de ordem social dos últimos dias foram causados, aparentemente, por dissidentes cubanos, financiados pelos Estados Unidos da América”. Nesse contexto, surge Juan, um cubano de 40 anos que, com ajuda dos filhos, vai matá-los por dinheiro. Esse é o enredo de Juan de los Muertos, filme do cubano Alejandro Brugués, que será exibido nos Estados Unidos.

cartaz Juan de los Muertos

O filme será apresentado no Festival Internacional de Cinema de Miami, entre 2 e 11 de março. Foi visto pela primeira vez na ilha de Fidel Castro em 2011. O direito de distribuição foi adquirido pela empresa Outsider Pictures. Por enquanto, não há previsão de lançamento no Brasil.

Quarenta e quatro anos depois do clássico dirigido por George Romero, A noite dos mortos-vivos, e 50 anos depois da Revolução Cubana, uma outra revolução chega em Havana. Uma misteriosa infecção transformou quase todos os habitantes em mortos-vivos famintos por carne humana.
O protagonista vê a oportunidade de lucrar matando os seres com o slogan “Matamos aqueles que você ama”. Mas, também é preciso proteger a família e os amigos dos ataques dos zumbis.

Com muito humor, Brugués abusa das locações em cenários clássicos da capital cubana como a Praça da Revolução e o Malecón. O tradicional Capitólio Nacional é atingido por um avião.

Apesar de retratar a ilha como um país de mortos vivos, onde a única salvação está na fuga, o filme obteve grande sucesso quando foi exibido em dezembro, em Havana. A recepção entre os cubanos foi tão boa que fez com que os distribuidores organizassem novas sessões para atender a demanda.

Assista ao trailer:

Com Opera Mundi