Sem categoria

Tulipa Ruiz e Jandira Feghali juntas no programa Câmara Ligada

A cantora e compositora Tulipa Ruiz é a convidada especial do programa Câmara Ligada, que debaterá a “Arte na Rua” e será exibido no início de dezembro pela TV Câmara. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que também é baterista profissional, foi a parlamentar escolhida para participar da edição do programa que receberá estudantes de três escolas do Distrito Federal.

No Câmara Ligada o jovem é o protagonista. Os temas que norteiam o programa são sugeridos por um conselho jovem e especialistas. Bandas de sucesso, convidados especiais e parlamentares debatem com estudantes e mostram que política e cidadania são assuntos de interesse da juventude. O programa aborda temas que variam de videogame a combate à homofobia.

O ator e diretor teatral Francis Wilker (fundador do grupo Teatro do Concreto e professor da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes) e a educadora artística Bia Medeiros (doutora em artes pela Universidade de Sorbonne e professora do Instituto de Artes da UnB) também participam do programa, que detém o selo ER (Especialmente Recomendado) do Ministério da Justiça, concedido somente a programas de televisão que promovam o respeito à diversidade, aos direitos humanos, à paz e à cultura regional.

Já passaram pelo programa os artistas MV Bill (violência), Daúde (racismo), Detonautas (corrupção), Pedra Letícia (namoro), Móveis Coloniais de Acaju (política), Moptop (mídia), Fresno (voto consciente), Leela (ensino técnico), Gog (religião), Mundo Livre S.A (violência nas escolas), Vanguart (família), Afroreggae (consciência negra), InNatura (audiovisual), Mallu Magalhães (cibercultura), DJ Dolores (drogas na sociedade), Moinho (samba no pé e política na cabeça), Seu Chico (cultura popular), Sílvia Machete (quem leva a camisinha?), Criolo (jovem e leitura) e muitos outros.

Eleita a melhor cantora de 2011 pelo Prêmio Multishow de Música Brasileira, Tulipa Ruiz é filha de Luiz Chagas, guitarrista que tocou com Itamar Assumpção na banda Isca de Polícia, e irmã do conhecido violinista Gustavo Ruiz. Ela não nega a rica herança musical, mas vai além da teoria que “filho de peixe peixinho é” e prova, em muito pouco tempo, que tem um brilho próprio.

Com uma voz incrivelmente doce e músicas cheias de sentimento – a maioria escritas por ela mesma ou em parceria -, Tulipa caiu nas graças do público apenas com perfil no MySpace, antes mesmo de lançar o CD Efêmera, em maio de 2010. Logo que o disco saiu do forno, recebeu elogios das principais mídias especializadas, sendo considerado, inclusive, o melhor do ano pela revista Rolling Stone.

Ao lado de Mariana Aydar, Karina Buhr, Tiê, Thiago Petit e Tatá Aeroplano, ela engrossa o caldo da nova geração de artistas brasileiros que tem cativado cada vez mais o cenário musical brasileiro. E, no meio deles, Tulipa Ruiz se destaca ao apresentar candura e intensidade em um som que busca referências na Tropicália dos anos 60 para soar completamente contemporâneo.

Serviço:
O Câmara Ligada, que tem duração de uma hora, será gravado na próxima sexta-feira (18) no auditório da TV Câmara. A estreia do programa será na sexta-feira (2), às 18 horas, com reprises no sábado, também às 18 horas e, no domingo, às 15 e 22 horas. O programa também pode ser visto pela Internet.