Assembleia gaúcha homenageia Dia da Consciência Negra

Deputados defenderam durante Sessão Solene na Assembleia Legislativa políticas que valorizem os negros

diaconsciencianegra - marcelo bertani

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, a Assembleia Legislativa realizou sessão solene, nesta quarta-feira (16), no Plenário 20 de Setembro. Deputados das bancadas representadas na Casa destacaram na tribuna a importância dos negros na construção da sociedade brasileira e gaúcha, bem como a relevância das políticas públicas para enfrentar os problemas causados a partir do sistema escravista.

O líder do PCdoB na Assembleia, deputado Raul Carrion, prestou homenagem aos heróis negros e lembrou a importância de tornar o 20 de Novembro uma data de real mobilização contra o preconceito.

Logo após a sessão, personalidades e entidades que atuam em favor da valorização e do desenvolvimento da comunidade negra receberam o Prêmio Zumbi dos Palmares e o Troféu Carlos Santos.

Feriado

Carrion recordou que a partir do trabalho desenvolvido pelo gaúcho Oliveira Silveira, na década de 70, passou-se a valorizar a data marcada pelo assassinato de Zumbi dos Palmares. “Em 1978, o Brasil todo assumiu o 20 de novembro como a data magna dos negros no país. Mais que uma troca de data, significa uma mudança fundamental na consciência sobre a questão”, destacou.

Conforme o deputado, em mais de 380 municípios de 16 estados é feriado neste dia, excluído o Rio Grande do Sul. Ele lamentou a atuação do Tribunal de Justiça, que anulou a decisão de tornar a data feriado na capital do RS, feita pela Câmara de Vereadores em 2003.  Carrion enalteceu a importância do trabalho dos negros no desenvolvimento econômico do país, bem como, dos heróis negros e suas lutas contra o racismo e exclusão social.

Tramita desde 2007, na Assembleia gaúcha, o projeto de lei, de autoria de Carrion, que torna feriado o dia 20 em todo o Estado. 

Prêmio Zumbi dos Palmares
A honraria foi instituída pela Assembleia em 2008, por iniciativa do deputado Raul Carrion.

 Cultura – A Associação Satélite Prontidão foi a agraciada na área da cultura. A entidade foi criada em 20 de abril de 1902 por famílias da comunidade negra. Concebida como um espaço para abrigar a cultura afrodescendente, incluindo atividades de lazer e entretenimento, mantém forte caráter social e é palco de diversas apresentações musicais que movimentam a noite de Porto Alegre.

 Social – Na área social, o troféu foi concedido à Associação Gaúcha de Doença Falciforme. A instituição, fundada em janeiro de 1999, estimula pesquisas, dá apoio e auxilia quem tem esse tipo de anemia na manutenção da qualidade de vida. Também busca a sistematização da assistência integral e multidisciplinar para as pessoas diagnosticadas junto à rede pública de saúde.

 Política – A atuação do Fórum Nacional da Juventude Negra do RS, que luta pela igualdade e combate a discriminação, foi destacada na área política. O início foi por meio de jovens, que inspirados no poeta e militante Oliveira Silveira, realizaram uma série de mobilizações em 2007, com repercussão nacional. Pelos encontros, nos quais são discutidas políticas públicas, são encaminhadas reivindicações a autoridades regionais, nacionais e internacionais.

 Religiões de matriz africana – A Mãe Carmem Holanda recebeu a distinção pelo trabalho que realiza em defesa das religiões de matriz africana. Educadora em Carazinho, ela desenvolve trabalho comunitário e de assistência social junto a crianças de bairros da periferia.

 Esporte – No segmento do esporte, o agraciado foi Mestre Pelé da Bomba, que pratica capoeira desde 1978. Campeão brasileiro de capoeira em 1994 e vice-campeão brasileiro em 2001, ele realizou trabalhos comunitários em dois bairros de Porto Alegre. Atualmente, dá aulas de boxe, vale-tudo e submissão.

Troféu Carlos Santos
O troféu Carlos Santos foi entregue na sequência e destaca quem trabalha pela valorização da comunidade negra em cinco áreas: saúde, educação, empreendedorismo, políticas direcionadas às mulheres e resistência quilombola. O deputado Carlos Santos foi um dos parlamentares mais atuantes em defesa da comunidade negra no Parlamento gaúcho.

 Saúde – Criada por um grupo de trabalhadores preocupados em resolver problemas relacionados à discriminação, a Comissão Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Grupo Hospitalar Conceição foi destacada na área de saúde. A equipe atua na promoção e implantação de políticas afirmativas e inclusivas, observando os princípios básicos do SUS e questões específicas de usuários e funcionários da instituição.

 Educação – Na área da educação, o troféu foi entregue para a pedagoga Marilene Leal Paré, por trabalhos sobre autoimagem e autoestima da criança negra. Ela tem especialização em aconselhamento psicopedagógico e mestrado em Educação.

 Empreendedorismo- Pelo empreendedorismo, foi agraciado o servidor público Lauvir José Rodrigues. Tradicionalista, ele participa da administração da Associação dos Servidores Públicos da Prefeitura de Guaíba e idealizou a criação do DTG Berço Farroupilha, fundado em 2003.

 Políticas às mulheres – O delegado de Polícia Civil Cleiton Munhoz De Freitas, que atua em Viamão, recebeu o prêmio na categoria das políticas afirmativas direcionadas às mulheres negras. Ele ministra aulas sobre direitos humanos e cidadania em cursos de capacitação de policiais e integra a Comissão de Direitos Humanos da Polícia Civil.

 Resistência quilombola – Na categoria resistência quilombola, foi contemplado o técnico em agropecuária Antônio Leonel Soares. Bisneto de lanceiro negro que lutou na batalha de Porongos, ele auxilia pequenos produtores na região de Pelotas e desenvolveu projeto de sustentabilidade e segurança alimentar por meio da agricultura familiar em diversos quilombos.

De Porto Alegre,
Isabela Soares com Ag. Alers