Sem categoria

Cineasta Francis Ford Coppola critica comercialização da arte

O célebre diretor de cinema estadunidense Francis Ford Coppola afirmou que "quem controla o mundo tem os artistas trabalhando para ele", em referência à relação que tem sido mantida entre o dinheiro e a arte.

"Agora as empresas, que são as que têm o dinheiro, pagam aos artistas para que lhes façam os anúncios; antes era o Vaticano quem contratava aos artistas para pintar as catedrais", disse. Coppola participou de uma conferência no marco do evento "ExpoManagement 2011", que se celebra no México.

O diretor do filme O Poderoso Chefão falou sobre os confrontos que costumam acontecer no cinema entre o mundo empresarial e o artístico. "Se o que está à frente é criativo, os artistas têm suas ideias como aval; mas se é alguém do departamento de vendas, não me sinto seguro".

Seguidamente agregou que ele sempre tem conflitos com gente de marketing. O artista deve iluminar a vida contemporânea, prosseguiu Coppola, animando os jovens a lutarem por fazer o que gostam.

Comentou que atualmente ele se encontra fora da indústria e faz filmes pessoais e de não muito sucesso na bilheteria. "A arte nunca deve menosprezar sentimentos ou utilizá-los para ganhar dinheiro".

Listou a seguir dois ingredientes essenciais para que um filme triunfe: a atuação e o roteiro. "Quando ambos se misturam de maneira correta podemos fazer magia".

No caso concreto de O Poderoso Chefão, para explicar seu sucesso, Coppola afirmou que "os atores estavam em seu lugar e o público queria ver um filme assim, com essas grandes estrelas, sem lhe tirar importância à sorte".

Fonte: Prensa Latina