Em Congresso, Uges elege primeira mulher presidente da entidade 

A estudante Jéssica Wuiner, de apenas 17 anos foi eleita presidente da União Goiana dos Estudantes Secundaristas de Goiás – Uges, sendo a primeira mulher na presidência da entidade após 52 anos de fundação.

O 6º Congresso da Uges aconteceu na véspera de feriado, segunda-feira, dia 14 de novembro de 2011, no auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, localizado na Praça Universitária, em Goiânia. Participaram do evento, cerca de 300 pessoas.

Na abertura foi realizada a leitura de uma Carta da direção da Uges endereçada ao Prefeito de Goiânia e ao Governador do Estado reafirmando a luta pela sede da Uges. Fato que permanece indefinido, já que os estudantes ocupam uma casa provisoriamente na região central de Goiânia desde maio deste ano.

O pedido que a direção faz em relação a sede tem trajetória histórica, já que o local foi doado para a entidade em 1959, entretanto, o Castelinho – como era conhecido – foi invadido em 1964 com o golpe militar. Desde o retorno da democracia, a direção da entidade vem tentando sensibilizar os poderes governamentais no intuito de conseguir uma sede que equivalesse a casa do poder jovem, com espaço para encontros, reuniões e atividades para o fortalecimento do movimento estudantil, cultural e esportivo para a juventude secundarista do estado.

O ConUges

O principal objetivo do encontro da Uges era debater as diretrizes que nortearão o trabalho de direção da entidade estudantil, por isso, foram organizados grupos de discussão sobre os temas: movimento estudantil, educação e trabalho; Meio ambriente; Combate às opressões e enfrentamento às violências, saúde e prevenção; Cultura, Esporte e Lazer.

O Congresso teve a finalidade ainda, de eleger a nova direção da Uges para o biênio 2011/2013, definir as próximas bandeiras de lutas da entidade e eleger os delegados para etapa final do Congresso da UBES que ocorrerá no início de dezembro de 2011, em São Paulo, SP.

A programação contou ainda com oficinas de teatro, dança de rua e grafite.

Na plenária final foram apresentados os pontos que foram debatidos nos grupos e a votação destes encaminhamentos.

Foram eleitos 25 membros para a nova direção. A indicação do cargo de presidente da UGES foi realizada pela tese “Tenho Algo a Dizer”, da União da Juventude Socialista (UJS) e foi aprovada por unanimidade pelos estudantes.

A nova presidenta

A primeira presidente mulher da Uges, desde a fundação da entidade em 1969, Jéssica Wuiner, tem apenas 17 anos, nasceu em 17 de dezembro de 1993, em Belém do Pará, na cidade de Santa Izabel. 

 
Em 2002 veio para Goiás com sua família, cursou a última série do ensino médio na Escola Lyceu de Goiânia. Atualmente estuda no Práxis, curso pré-vestibular e mora em Senador Canedo, região metropolitana de Goiânia. Jéssica é militante da União da Juventude Socialista, atriz e fundadora-presidente do grupo teatral Pão e Circus. 

Presenças no ato de abertura

Na abertura do Congresso foram saudar o encontro as seguintes autoridades e lideranças: Leonardo Felipe – Superintendente de Juventude da Secretaria Extraordinária de Articulação Institucional; Cairo Salin – Assessor especial para assuntos da juventude da Prefeitura de Goiânia, a deputada estadual, Isaura Lemos (PCdoB); Tiago de Oliveira Arantes – Assessor da Juventude de Anápolis; Vinicius Cirqueira – presidente do Conselho Tutelar de Goiânia; Luiz Carlos Orro – Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Goiânia; Luiz Antero, ex-diretor da Uges (1959/1961) e atual diretor da Anigo (Associação dos Anistiados de Goiás); Maria das Neves, diretora de Cultura da UNE; Sergio Gonçalves – diretor da CTB, Ieda Leal – diretora do Sintego, MC Baiano – diretor da Nação Hip Hop Brasil, entre outras lideranças.

Da redação local,
Eliz Brandão