Siqueira fiscaliza mananciais que abastecem o Recife

O deputado Luciano Siqueira (PCdoB) visitou na manhã desta sexta-feira (18) a área da Bacia do Prata, em Dois Irmãos, Zona Oeste do Recife, onde se localizam os açudes do Meio e do Prata. Construídos na primeira metade do século XIX, são os primeiros mananciais utilizados para abastecimento d’água da Cidade.

A ida do parlamentar à área atende solicitação do Cedan – Centro de Defesa das Águas e da Natureza, que encaminhou uma série de denúncias sobre a má conservação do local. Entre os problemas apontados estão: utilização dos açudes como balneário público, o que compromete a qualidade da água para o consumo; o risco de rompimento da parede de contenção do Açude do Prata, por falta de conservação, e o limite da capacidade do Açude do Meio.

O grupo denuncia ainda o risco de extinção de espécies nativas, como o buriti e o açaí, devido à ação das águas em suas raízes, bem como o abandono do Chalé do Prata localizado às margens do açude do mesmo nome. Construído no século XVI, com forte influência inglesa, o imóvel pertenceu a Branca Dias, queimada na fogueira da Inquisição, em Portugal, por crime de judaísmo.

Além de Luciano e de representantes do Cedan, participaram da visita um engenheiro da Compesa – Companhia Pernambucana de Saneamento, proprietária da área e administradora dos mananciais, e membros da equipe técnica do parlamentar. Luciano é vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Fonte Assessoria do deputado.