Sem categoria

No sufoco e com gol de Adriano Corinthians vira e mantém a ponta

A equipe do Corinthians venceu o Atlético Mineiro por 2 a 1 na tarde deste domingo (20), no estádio do Pacaembu em São Paulo, e manteve a liderança do campeonato brasileiro, ao chegar aos 67 pontos ganhos, dois a mais que o Vasco da Gama, que venceu o rebaixado Avaí na noite de sábado (19) no Rio de Janeiro e chegou aos 65 pontos. Além dos dois, apenas o Fluminense ainda conserva alguma oportunidade de chegar ao título de campeão brasileiro.

As mexidas do técnico Tite, depois de o Corinthians ter saído atrás no placar, na tarde deste domingo, influenciaram diretamente no triunfo de virada por 2 a 1 sobre o Atlético Mineiro. A principal delas foi a saída de Willian – e não Liédson, como defendia a mídia "especializada" – para a entrada de Adriano, uma vez que justamente os dois atacantes que ficaram em campo foram os responsáveis pelos gols.

"Eu tinha que fazer algo diferente para que nossa equipe pudesse crescer. Coloquei um segundo pivô. Quem quiser ouvir, que ouça, quem quiser achar que é balela, que ache. Mas coloquei dois homens enfiados e dois meias, porque o Emerson trabalhou como meia com o Alex. Mesmo com o Willian bem, eu precisava modificar a estrutura. Não poderia perder o poder de finalização do Liedson. Aí foi o algo de diferente para mexer no jogo", explicou o técnico.

A 36ª rodada do Campeonato Brasileiro sepultou de vez as esperanças de duas equipes de se manterem na Série A para 2012. O América de Belo Horizonte veio a São Paulo, após três vitórias contra equipes postulantes ao título e ainda considerava exequível escapar do rebaixamento. Jogou contra o São Paulo, no estádio do Morumbi na noite de sábado e perdeu por 3 a 1, dando adeus ao torneio de 2012.

Ao mesmo tempo, o Avaí jogava contra o Vasco da Gama em São Januário, no Rio de Janeiro. Após um primeiro tempo em que se defendeu e conseguiu evitar tomar gols, o time catarinense teve um jogador expulso no início do segundo tempo – Júnior Urso – e o Vasco passou a atacar com mais agudeza, fez dois gols –com Felipe e Elton – sacramentando o rebaixamento do Avaí, último colocado com 30 pontos, e que volta para a Série B depois de três anos na elite do futebol brasileiro.

O rival do Avaí sofreu um passeio do Fluminense em seu estádio neste domingo, em Florianópolis. O time carioca fez 4 a 0 no segundo tempo e conseguiu manter-se na luta pelo título do campeonato, além de garantir a classificação para a Copa Libertadores da América de 2012. Fred, com 3 gols, foi mais uma vez destaque do jogo. O atacante tricolor tem agora 20 gols e ainda disputa com Borges a artilharia do torneio.

O atacante santista, que tem 23 gols anotados, não jogou contra o Coritiba neste domingo, em Curitiba, e teve de ver pela televisão o time reserva do Peixe perder para o alviverde do Alto da Glória por 1 a 0, resultado que ainda mantém o Coxa com esperança de chegar à zona de classificação para a Libertadores, já que está a 3 pontos apenas do Figueirense, que tem 57 pontos ganhos.

Um time que vê a classificação para o torneio continental ficar cada vez mais distante é o Flamengo, que empatou sem gols na tarde deste domingo em Goiânia, contra o Atlético Goianiense. O time goiano afastou definitivamente a possibilidade de rebaixamento, algo que o Palmeiras também conseguiu na tarde deste domingo, ao bater o Bahia por 2 a 0 na casa do adversário.

Situação constrangedora e preocupante vivem Cruzeiro e Atlético Paranaense, que empataram por 1 gol na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e se complicaram no torneio. A equipe paranaense, que foi vice-campeã brasileira em 2004 e vice campeã da Libertadores em 2005, agora vive o drama do rebaixamento a cada momento mais próximo do fim.

No próximo domingo o Atlético tem pela frente outro mineiro, o rebaixado América, mas o Cruzeiro terá uma verdadeira pedreira pela frente, já que vai visitar o Ceará, direto concorrente à permanência na Série A e que, no sábado, derrotou o Grêmio no estádio Olímpico, em Porto Alegre, por 3 a 1.

Apesar de demitir o técnico Caio Júnior na última quarta-feira, o Botafogo do Rio de Janeiro continuou sem vencer. Perdeu desta vez para o Internacional de Porto Alegre, em casa, por 2 a 1 e está fora de qualquer disputa. São seis jogos sem vitória e cinco derrotas, que eliminaram a equipe da disputa pelo título. Na próxima rodada vai ter uma parada indigesta, ao pegar o Atlético Mineiro em Minas Gerais.

O Inter, que apoderou-se no momento da quinta vaga para a competição continental, pode obter a classificação definitiva para a Libertadores na próxima rodada, caso vença o Flamengo – direto concorrente à vaga – e o Corinthians derrote o Figueirense.

O triunfo de virada sobre o Atlético Mineiro dá a possibilidade ao Alvinegro do Parque São Jorge de conquistar o título no próximo domigo, caso vença o Figueirense em Santa Catarina e Vasco e Fluminense empatem. O Vasco terá de vencer o rival carioca e torcer por uma derrota do time paulista, para chegar à última rodada contra o Flamengo dependendo apenas de si. O Fluminense, que conserva ainda boas chances de obter o bicampeonato, deve vencer o Vasco e o Botafogo e torcer por duas derrotas do Corinthians, que na última rodada enfrentará seu rival, o Palmeiras, que está há três partidas sem perder.

Com agências