Sem categoria

Estatuto dos Povos Indígenas: desafio para Frente Parlamentar

A Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas será relançada nesta terça-feira (22) na Câmara dos Deputados, com o desafio de colocar em votação o Estatuto dos Povos Indígenas, matéria que aguarda aprovação do Congresso Nacional há mais de 20 anos.

O Estatuto reúne um conjunto de temas de interesse dos indígenas, contendo questões que têm causado conflitos com setores econômicos, como a demarcação de terras indígenas. O deputado Padre Ton (PT-RO), coordenador da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas, disse que a tarefa a que se propõe os parlamentares da Frente é das mais difíceis.

“A retomada da matéria requer enorme esforço de diálogo e dedicação porque existem conflitos entre os interesses dos povos indígenas e os interesses econômicos e políticos de segmentos que não querem discutir a questão da exploração de recursos dentro do Estatuto. E esse ponto é uma questão fechada para os povos indígenas”, destacou o parlamentar.

Fonte: Informes PT