Sem categoria

São Paulo lança candidatura para Expo Mundial

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), apresentou nesta quarta (23), em Paris, a candidatura da cidade para sediar a Exposição Mundial de 2020. Se São Paulo vencer a disputa, será a primeira vez que uma Exposição Mundial ocorrerá na América Latina.

Esse evento, realizado a cada cinco anos, é considerado o terceiro mais importante em termos de impactos econômicos e culturais, atrás da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos.

A última Exposição Mundial, realizada em Xangai, na China, em 2010, contou com a participação de 190 países e atraiu 73 milhões de visitantes durante seis meses.
A próxima edição vai ocorrer em 2015 em Milão, na Itália.

Concorrência

São Paulo concorre à organização do evento em 2020 com quatro outras cidades, todas em países emergentes: Ayutthaia (Tailândia) e Izmir (Turquia), Dubai (Emirados Árabes) e Ekaterinburg (Rússia).

Ao apresentar a cidade, Kassab destacou como trunfo "a diversidade cultural dos povos que convivem de forma pacífica".

O vice-presidente, Michel Temer, que também esteve na apresentação, citou o crescimento da economia brasileira e os preparativos para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 como argumento de que o Brasil está pronto para receber eventos de grande porte.

A assessoria da prefeitura paulistana disse à BBC Brasil que, "além dos aspectos econômicos, a Expo Mundial deixará um legado importante para São Paulo em termos de infraestruturas que serão construídas, e também permitirá que a cidade participe de forma ativa no desenvolvimento de políticas públicas mundiais".

160 anos de história

A Exposição Mundial foi introduzida no século 19 como um evento para mostrar e celebrar o progresso industrial e tecnológico em várias áreas. A primeira foi realizada em Londres, em 1851.

A Torre Eiffel, monumento mais famoso de Paris, foi construída especialmente para a Exposição de 1889 na capital francesa.

O evento se tornou, ao longo das décadas, uma referência para a apresentação e intercâmbio de projetos de tecnologia, ciência, economia e cultura entre os países, que são representados com pavilhões nacionais.

Capital dos eventos

O governo de São Paulo já definiu o local onde será realizado o evento, caso a cidade seja escolhida: o futuro Centro de Convenções e Exposições de Pirituba, no noroeste da capital, que ainda está no papel.

O local terá, segundo os planos atuais, uma área de mais de 5 milhões de metros quadrados (quatro vezes o tamanho do Anhembi, maior centro de convenções da capital), com centro de conferências, espaços para exposições, shopping center, hotéis, instalações e serviços.
Está prevista a construção de uma nova linha de metrô na região.

Os custos do projeto da candidatura de São Paulo ainda não foram definidos, segundo a assessoria da prefeitura.

Atualmente, a cidade de São Paulo abriga 75% dos eventos e feiras setoriais realizados no Brasil. "O novo centro de exposições reforçará a já importante posição de São Paulo como novo destino global para acontecimentos deste gênero", afirma o prefeito.

Campanha diplomática

Kassab apresentou a candidatura de São Paulo na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, durante a assembleia geral do Bureau International des Expositions (BIE), órgão responsável pela organização das exposições universais.

A partir dessa primeira apresentação oficial, começa a campanha diplomática para eleição da cidade-sede, que deve ocorrer no segundo semestre de 2013.

Fonte: Folha