Sem categoria

Venezuela-Bolívia: Cooperação energética é o maior avanço da Alba

Estudo realizado no Diplomado em Estudos Econômicos da Alba-TCP (Capítulo Bolívia-Venezuela), organizado pelo Instituto Internacional de Integração Convênio Andrés Bello, em outubro passado aponta os avanços da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) no sentido de cooperação e solidariedade entre a Venezuela e a Bolívia.

A (Alba), criada em 2006 prevê, em seu documento de formação, “a cooperação genuína e a complementaridade entre os países no aproveitamento racional e em função do bem-estar dos nossos povos, de seus recursos naturais — incluindo seu potencial energético — na formação integral e intensiva do capital humano que requer nosso desenvolvimento e na atenção às necessidades e aspirações de nossos homens e mulheres”.

De acordo com o levantamento, a provisão de diesel para a Bolívia, a criação de empresas mistas entre as duas nações para potencializar o desenvolvimento hidrocarbonífero (PetroAndina) e elétrico (EndeANdina) e o apoio técnico e financeiro da Venezuela para o desenvolvimento produtivo do Estado Plurinacional boliviano “são os mais visíveis avanços alcançados desde 2006, no marco da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba)”.

A Venezuela reforçou a provisão de diesel provendo a Bolívia com 350.000 litros/mês, com notáveis facilidades de pagamento. Também foram ampliados os projetos produtivos para criar empresas conjuntas que priorizam a segurança alimentar dos povos e o apoio da Força Binacional de Engenharia, em obras de infraestrutura civil na Bolívia.

O gerente geral da empresa Petróleos de Venezuela S.A. (Pdvsa), na Bolívia, Lic. Miguel Tarazona, informou que, desde 2006, ambos países assinaram acordos de cooperação no setor energético, elétrico e a criação de empresas mistas com resultados eficientes para o desenvolvimento integrador de ambos países bolivarianos.

Tarazona ressalta o caráter social desse acordo energético realizado entre os países. Segundo ele, a Bolívia é o único que goza de várias facilidades para comprar o diesel venezuelano, “com prazo de 90 dias para cancelar os 75% do montante total do combustível. Esse montante é administrado mediante uma conta de fideicomisso no banco de Desenvolvimento Econômico e Social da Venezuela (Bandes), para o financiamento de projetos econômicos e sociais, bem como o intercâmbio comercial entre ambos os países. Os 25% restantes do preço do diesel pode ser pago em um prazo de até 25 anos, com 2% de juros e dois anos de graça”.

O representante do Programa Alba-TCP e encarregado de Projetos Especiais do Fundo Financeiro Privado (Prodem), Lic. Alan Fuentes, informou que foram investidos mais de 3 milhões de dólares em benefício de 500 produtores e microempresários de 8 Departamentos da Bolívia, que conseguiram comprar maquinaria e insumos para iniciar atividades em distintas áreas produtivas e artesanais.

Ele destacou ainda, que, no marco da cooperação bilateral, vem sendo financiado o sistema de esgotos para novos distritos da cidade de El Alto, em coordenação com Prodem, Empresa Pública Social de Água e Saneamento (Epsas) e com o Ministério de Meio Ambiente e Águas.

Com informações da Adital