Sem categoria

Cúpula empresarial China-América Latina é inaugurada no Peru

O presidente de Peru, Ollanta Humala, destacou nesta segunda-feira (21) que a China é o principal aliado comercial do Peru, enquanto um especialista apontou que esse mercado compensou a baixa de exportações peruanas aos Estados Unidos e Europa.

Humala inaugurou a 5ª Cúpula Empresarial China-América Latina, ocasião em que afirmou que "é importante a médio e longo prazo ampliar a cobertura ou massificar o idioma chinês na América Latina e o castelhano na China".

Indicou que a China se converteu no principal aliado comercial do Peru e anotou que há que melhorar esse intercâmbio.

Segundo o economista Juan Carlos Mathews, a importância do mercado chinês para o Peru é tal que tem absorvido a queda das vendas aos Estados Unidos e Europa, mercados afetados pela crise financeira internacional.

O mandatário peruano propôs igualmente a necessidade de mudar a matriz econômica produtiva da América Latina, pois "vendemos laranjas e vendem-nos marmelada de laranja e isso deve acabar".

"É importante que exploremos tudo aquilo que leve valor agregado" no comércio com a China, acrescentou, a tempo de advertir que o futuro não é só exportar minerais.

"O futuro é dar um passo a mais e esse passo é o processo de industrialização, e nisso contem com o Estado, com o governo”, agregou.

A 5ª Cúpula Empresarial China-América Latina conta com a participação do vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional do país asiático, Hua Jianmin, e assistem 600 empresários latinoamericanos, bem como servidores públicos chineses.

O encontro desenvolve-se sob o lema "Crescimento Inclusivo: Nova etapa nas relações China-América Latina" e inclui um foro, uma rodada de negócios e uma feira de exibição.

Também uma reunião sobre promoção de investimentos e comércio, bem como das câmeras binacionais das duas regiões.

Prensa Latina