PCdoB da Paraíba realiza seminário de movimentos sociais

O PCdoB da Paraíba realizou no último sábado (26), no Auditório do Sintesp (UFPB), em João Pessoa, um seminário com os movimentos sociais no estado que contou com a participação de 114 comunistas – representando os municípios de João Pessoa, Cabedelo, Itabaiana, Sapé, Santa Rita, Bayeux, Lucena, Capim, Caaporã, Algodão de Jandaíra, Campina Grande, Patos, Sousa, Diamante, Santa Cruz, Coremas, Tavares e Riachão do Poço.

PCdoB/PB realiza seminário de Movimentos Sociais - PCdoB - PB

O presidente do PCdoB da Paraíba, Cristiano Zenaide, fez uma exposição acerca de um pacto em defesa do desenvolvimento, da valorização do trabalho e dos avanços sociais, incorporando os trabalhadores, do setor público e privado, do campo e da cidade, na luta por uma sociedade mais democrática e progressista.

O secretário-adjunto dos Movimentos Sociais do PCdoB no Comitê Central e presidente da Unegro, Edson França, fez uma exposição sobre a conjuntura política atual e a importância dos movimentos sociais dentro do Partido. “Os movimentos sociais do PCdoB devem jogar um protagonismo nas grandes mobilizações por reformas mais profundas na sociedade brasileira,” disse França.

Foi apresentada a Resolução n°001/2011 da Comissão Política Estadual, instituindo o Fórum dos Movimentos Sociais Manoel Oliveira (FMSMO), como organismo da Direção Estadual do Partido. O fórum, de caráter permanente, tem o objetivo de sistematizar e controlar a implementação das orientações políticas emanadas do Comitê Estadual e da Comissão Política Estadual.

O Fórum dos Movimentos Sociais na Paraíba adotou o nome de Manoel Oliveira, em homenagem ao combatente proletário Manoel Oliveira, militante do Partido Comunista desde a década de 1930 até seu falecimento em 1996, na cidade de Patos-Paraíba. Manoel Oliveira era conhecido como fiel e vigilante defensor do Partido e de seu caráter revolucionário.

Além da resolução da constituição do fórum dos movimentos sociais do PCdoB no estado, foi recomendada a articulação pela defesa da distribuição dos royaties do pré-sal, como fator de distribuição democrática da riqueza, com criação também de um fórum; a defesa dos serviços públicos e dos servidores públicos e a realização de seminários nos polos regionais do partido no estado.

O vice-presidente e secretário de Movimentos Sociais do PCdoB na Paraíba, José Gonçalves, afirmou que o seminário foi vitorioso em reunir, em pleno sábado, mais de 100 lideranças do PCdoB. “Uma grande vitória para o PCdoB na Paraíba em conseguir reunir várias lideranças representativas dos movimentos sociais, das frentes sindical, comunitária, mulheres, moradia, quilombolas, LGBT, negros, assentamentos e acampamentos, colocando um novo desafio para os comunistas da necessidade de maior inserção nas organizações populares".

Gonçalves ainda destacou que o Partido depois da vitoriosa conferência estadual está colocando a política no comando e fazendo a diferença. “Estamos firmes, construindo e fortalecendo o Partido nos movimentos sociais, visando à eleição de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos nas próximas eleições, mas só estamos conseguindo isso, devido a nossa opção de colocar a política no comando em todas as nossas lutas", disse o sindicalista.

Da redação do Vermelho na Paraíba