Exposição comemorou a Revolução Chinesa

Uma apresentação da Dança do Dragão, celebração típica popular do Ano Novo Chinês, inaugurou, no sábado (26/11), na Estação Cultura de Campinas, as comemorações da Revolução Chinesa e do Bicentenário da Imigração Chinesa.

dragao

O evento, que durou dois dias, expôs fotos da China antiga e contemporânea, artefatos arqueológicos, objetos artísticos, lanternas, laços de ornamentos e outros. Também foram realizadas apresentações de Tai Chi, Kung Fu e músicas típicas.

Os 200 anos da imigração chinesa estão sendo comemorados em várias cidades do mundo e Campinas é um dos municípios do Brasil a reconhecer a ocasião por meio do formalismo concretizado no evento da Estação Cultura. Atualmente, pelo menos mil cidadãos chineses moram em Campinas.

O prefeito Demétrio Vilagra participou da abertura, ocasião em que recebeu o cônsul geral chinês Sun Rongmao e sua esposa Wugun e outras autoridades chinesas. Tembém esteve presente o chinês mais antigo radicado em Campinas, o senhor Shao, que tem 100 anos de idade. O prefeito afirmou em seu pronunciamento, que os chineses trouxeram para Campinas, junto com a vontade de trabalhar, sua cultura, língua, religião e, junto com outros povos, construíram este Brasil multirracial.

O cônsul geral da China, Sun Rongmao, manifestou seu contentamento por estar sendo recebido na Estação Cultura, um monumento histórico de Campinas. “Esta estação tem muitos anos de história. Que ela possa ser um ponto de partida da amizade entre China e Campinas para um futuro brilhante. Neste sentido inauguramos esta exposição com o objetivo de, por um lado, dar uma olhada retrospectiva histórica, mostrar a determinação comum de todo bom chinês. Por outro lado, deixar mais amigos brasileiros conhecerem o caminho pacífico de desenvolvimento da China, a fim de fortalecer nossas cooperações e intercâmbios”, disse o cônsul.

Rongmao afirmou que a Prefeitura de Campinas sempre manteve colaboração com o consulado chinês em São Paulo. E lembrou que empresas chinesas já se instalaram no município. “Espero que este evento possa aprofundar ainda mais o conhecimento do povo de Campinas sobre a China e unir os nossos esforços para criar um futuro de benefício mútuo para todos nós”, disse.

De Campinas,
Com informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura – Foto: Valéria Abras (Decom).