Arruda Bastos destaca rapidez no diagnóstico da gripe H1N1

Na manhã desta segunda-feira, 28, a Secretaria de Saúde do Estado, com o objetivo de apoiar as ações de prevenção, enviou à Pedra Branca cartazes e folders para serem fixados e distribuídos em escolas, mercearias, postos de gasolina, postos de saúde, orientando a população de como evitar a gripe A.

Está destacado na campanha de mobilização da população que lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar, é uma medida simples que pode prevenir a doença. Outra forma de prevenção é não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. Já as pessoas com qualquer gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas e procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

“A nossa mensagem nesse momento para a população é de prevenção, chamando a atenção para lavar bem as mãos com água e sabão. Para os profissionais de saúde, o alerta deve ser permanente em relação aos sintomas apresentados pelos pacientes que procuram o hospital e postos de saúde gripados”, afirma o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. Entre os sintomas, ele destaca dificuldade respiratória, tosse, coriza e febre acima de 38,4º.

Rapidez no diagnóstico

Em Pedra Branca, no último domingo, Arruda Bastos esteve com profissionais de saúde do hospital da cidade, dos postos de saúde e das equipes de saúde da família para reforçar a vigilância, o acompanhamento e monitoramento dos casos suspeitos. “Quanto mais rápido o diagnóstico e o tratamento maiores as possibilidades dos casos serem leves ou moderados como estão sendo registrados em Pedra Branca”, observa o secretário. No mesmo dia em que foi informada dos primeiros casos, no último dia 23, a Secretaria da Saúde do Estado enviou ao município uma equipe de profissionais que fez a coleta de material em pacientes suspeitos, e logo na sexta-feira, 25, o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado liberou os resultados, confirmando 11 casos. Nesta segunda, 28, dois casos foram confirmados, totalizando 13 de 284 casos notificados.

Nota alerta para prevenção e controle da gripe H1N1
 
Fonte: Sesa