Sem categoria

Um romance de Marco Albertim pela internet

O escritor Marco Albertim inaugura uma nova seção no Prosa, Poesia & Arte, que passa a publicar  romances inéditos em capítulos. Neste sábado, o Vermelho veicula o primeiro capítulo de “Conspiração no Guadalupe”.

Marco Albertim recupera, no meio eletrônico, a tradição do folhetim, como se fazia desde há alguns séculos quando os romancistas publicavam suas obras em capítulos quase sempre semanais em jornais impressos. Foi dessa maneira que José de Alencar, por exemplo, publicou seu “O Guarani”, entre fevereiro e abril de 1857, com 54 capítulos.

“Conspiração no Guadalupe” terá 32 capítulos, que aparecerão nos próximos finais de semana no PP&A, que serão agrupados numa vinheta própria para facilitar a leitura do conjunto do material publicado.

Guadalupe, explica Albertim, é um bairro de Olinda (PE) e o romance conta a conspiração clandestina de cinco militantes desgarrados do Partido Comunista numa cidade cuja prefeitura estava nas mãos da direita. Artesãos populares aliam-se aos conspiradores, junto com Bajado, pintor que viveu em Olinda, um babalorixá e iorubas diversos. Tudo de mistura a uma trama de amor – com sexo na superfície – entre os dois casais de uma base do Partido. Boa leitura!

Por José Carlos Ruy, do Vermelho