Rejane homenageará Programa do Hemorio

Em comemoração aos 15 anos do programa Jovem Salva-Vidas do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti – Hemorio, acontecerá no próximo dia 2 de dezembro, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho da Assembleia Legislativa do Rio, sessão solene organizada pela deputada Enfermeira Rejane (PCdoB).

Antes da solenidade, a partir de 9 horas, está prevista coleta móvel, quando os profissionais do instituto realizarão palestras sobre o processo de doação de sangue, esclarecendo dúvidas e distribuindo material educativo e informativo.

O objetivo do programa Jovem Salva-Vidas é contribuir para a ampliação e consolidação das ações educativas para saúde e doação de sangue junto às escolas, com vistas ao aumento do número de doadores, à melhoria qualitativa do sangue e ao atendimento das necessidades transfusionais da rede hospitalar do estado. Uma das estratégias utilizada é promover oficinas de formação de jovens multiplicadores, representantes dos grêmios estudantis e outras lideranças para a disseminação de informações junto às comunidades, viabilizando assim o processo de conscientização de futuros doadores de sangue.

“No Brasil, apenas 1,8% doam sangue regularmente. Temos uma cultura a ser construída com o apoio de toda a sociedade, pois vários são os fatores que interferem na falta de doadores de sangue. Entre eles: a desinformação quanto aos critérios básicos de doação, as superstições, os preconceitos e o medo da agulha. Situações que afastam pessoas e famílias da decisão solidária de doar, impedindo até mesmo a transmissão do costume para futuras gerações”, explicou a Enfermeira Rejane.