Empresas serão obrigadas a se identificar em anúncios de empregos

Anúncios de emprego terão que ter a devida identificação da empresa contratante. Parecer da senadora Vanessa Grazziotin PCdoB-AM), favorável a projeto do senador Paulo Paim (PT-RS), que torna obrigatória essa identificação, foi aprovado nesta quarta-feira (30/11), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, em caráter terminativo.

Vanessa justificou seu voto favorável enfatizando que é comum nos nossos dias a oferta de falsos empregos. “Por intermédio de anúncios os aproveitadores oferecem vantagens que não estão de acordo com a média do mercado de trabalho, atraindo multidões para uma verdadeira “venda” do emprego falso, onde se pratica a extorsão de trabalhadores desempregados, com a cobrança indevida de taxas e outras despesas”, explica a senadora.

Na avaliação de Vanessa é necessário coibir a fraude no recrutamento de pessoas e punir os responsáveis por ela. “Os desempregados já se encontram em dificuldades financeiras e necessitam do apoio do Estado para se tornarem menos vulnerável, especialmente nesta fase em que estão excluídos do mercado de trabalho”, lembra a parlamentar.

Emenda – Na proposta original de Paulo Paim era obrigatório que a empresa divulgasse também seu endereço. Com relação a isso, a senadora propôs uma emenda que permite à empresa alternativa de divulgar seu endereço postal ou um endereço eletrônico para contato. O texto foi aprovado com essa emenda. O projeto agora segue para a Câmara dos Deputados.