Sem categoria

Trabalhadores gregos fazem mais uma greve geral de 24 horas

Os trabalhadores da Grécia prometem para esta quinta (1º) um dia de paralisação geral. Os sindicatos gregos dos setores público e privado promovem a greve por 24 horas. O lema do movimento é "Não ao Orçamento de Rigor e Aproxima-se a Hora da Verdade".

 Será a 15ª greve geral no país nos últimos dois anos – a mais recente paralisação foi nos dias 19 e 20 de outubro. É a primeira mobilização nacional durante o novo governo do primeiro-ministro Lucas Papademos.

Leia também:
Meios de comunicação gregos param e antecipam greve geral
 

Os grevistas prometem paralisar os transportes públicos, incluindo o metrô e as barcas, além dos voos domésticos e internacionais. O objetivo é protestar contra o pacote de austeridade que o governo grego pretende adotar no país. Pelas medidas, devem ser cortados salários e benefícios, reduzidos os postos públicos e reajustados os impostos e tarifas públicas.

A greve geral coincide com o início da discussão do orçamento de Estado para 2012, quando os líderes dos partidos políticos se comprometeram com a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) a cumprir as medidas de austeridade – exigidas pelos órgãos para manter a assistência financeira internacional.

Os gregos paralisarão suas atividades um dia depois de cerca de 2 milhões de britânicos cruzarem os braços também em protesto. A paralisação de ontem (30) na Grã-Bretanha foi convocada em protesto às medidas em estudo pelo governo que sugerem nova base de cálculo para o pagamento de benefícios da Previdência Social e impõem mais tempo de atividades aos trabalhadores.

Fonte: Agência Brasil