Sem categoria

Mato Grosso do Sul: projeto do MST recebe prêmio

Um projeto desenvolvido pela Associação Estadual de Cooperação Agrícola (Aesca/MS), em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), elabora técnicas de construção de moradias em assentamentos de reforma agrária, no Mato Grosso do Sul. A iniciativa conquistou um dos prêmios da 6ª Edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2011, na categoria regional.

“É um reconhecimento do trabalho que está sendo feito, em parceira entre a Aesca, o Incra, o MST e as famílias assentadas. Isso mostra a capacidade que nós temos de organização das famílias, além de gestão de recursos públicos”, diz Maria de Fátima de Medeiros Vieira, coordenadora do projeto.

Imóveis como uma casa de 71 metros quadrados, com três quartos, sala, cozinha e banheiros já foi construída pelo projeto. Segundo Fátima, o mais impressionante é que para a moradia ser feita precisou de um pouco mais de 1/4 do preço de um metro quadrado, avaliado no mercado. O preço do metro caiu de 800 reais para 250 reais, segundo a coordenadora do projeto.

O projeto do Aesca e do MST foi selecionado como ganhador disputando com outros 26 programas. Foram inscritos 1.116 projetos, mas 264 somente candidatos atenderam aos critérios estabelecidos no edital e se configuram como Tecnologias Sociais.

O militante Egidio Brunetto, morto na segunda-feira (28), era um dos organizadores do projeto. Segundo Maria de Fátima, o prêmio se deve a ele, pois sua luta pela conquista da moradia tinha a mesma importância que a da terra. O trabalho ainda mostrou que a Reforma Agrária é possível, confirmando o sonho de Egidio.

Os projetos finalistas foram submetidos à comissão julgadora, composta por representantes da Fundação Banco do Brasil e das instituições parceiras do prêmio – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Petrobras, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Ministério da Ciência e Tecnologia, além de pessoas com reconhecido trabalho na área.

A premiação ocorreu no dia 22 de novembro. No total, foram concedidos nove prêmios no valor de R$ 80 mil para cada ganhador de uma categoria.

Fonte: MST