Sem categoria

MPT-RJ abre investigações sobre condições de trabalho da Chevron

O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Rio de Janeiro abriu duas investigações sobre as condições de segurança de trabalho nas plataformas da Chevron, no Campo de Frade, na Bacia de Campos (RJ). Uma das linhas de investigação vai apurar as condições de saúde e segurança dos trabalhadores, após denúncia da Agência Nacional do Petróleo (ANP) de existência de gás sulfídrico no local. A outra, vai checar a contratação ilegal de estrangeiros pela multinacional.

Com relação à contratação de estrangeiros, as informações foram passadas ao MPT pela Polícia Federal, segundo nota publicada hoje pelo MPT. Em meados de novembro, a Federação Única dos Petroleiros (FUP), que representa 75 mil trabalhadores em 60 plataformas em todo país, relatou o fato ao Vermelho. Segundo João Antonio de Moraes, coordenador da FUP, a entidade tem recebido denúncias de quem trabalha nas plataformas.

“Recebemos algumas denúncias anônimas sobre a presença de petroleiros que chegam na plataforma sem passar pela alfândega. Vamos levar essa questão à ANP. Estamos aguardando uma reunião ser agendada”, revelou João Antonio.

A Chevron já se manifestou anteriormente sobre o assunto, assegurando que os trabalhadores contratados estavam em condições legais. Em nota divulgada ontem, referente ao acúmulo de gás sulfídrico, a empresa disse que monitora regularmente as condições de segurança nas plataformas.

da redação, com agências