Sem categoria

Brasil libera importação de carne do Paraguai

O governo brasileiro autorizou na sexta-feira (2) a retomada das importações de carne desossada produzida no Paraguai. O Brasil havia suspendido a compra de produtos in natura em 20 de setembro por causa de um foco de febre aftosa detectado no país vizinho.

A decisão se baseou no relatório de uma missão técnica do Ministério da Agricultura que visitou Assunção no início de novembro. Mas, para minimizar os riscos, os frigoríficos autorizados a importar terão de submeter a carne a um processo de "maturação", tendo que expor o produto a temperaturas acima de 2°C por 24 horas, o que eleva sua acidez e elimina o risco de sobrevivência do vírus da febre aftosa.

A origem da carne também terá de ser de animais nascidos e criados em fazendas localizadas em regiões que integram o programa nacional de controle da doença e que não tenham casos registrados nos 60 dias anteriores ao abate.

Um dos fiscais que integraram a missão técnica do ministério disse que as autoridades paraguaias tomaram as medidas adequadas para erradicar o foco. Contudo, "preocupa" o fato de até agora não saberem determinar a origem do foco da doença detectado em Sargento Loma, no departamento de San Pedro –região central do Paraguai.

O único posto que poderá autorizar a entrada da carne paraguaia, após fiscalização, será o de Ponta Porã (MS). Segundo o Paraguai, o Brasil compra cerca de 7.000 toneladas de carne bovina, por ano.

Venezuela e Rússia já haviam reaberto seus mercados à carne paraguaia. Os dois países são os principais compradores. Outros países que são parceiros do Paraguai e que mantêm as barreiras sanitárias são Chile, União Europeia e Israel. Cerca de outros 30 mercados menores, da Ásia e da África, não chegaram a suspender as importações após o surto de febre aftosa.

com Folha Online