Sem categoria

Cuba cria "Facebook" para universitários

O governo cubano criou uma rede social, inspirada no Facebook, para ser usada apenas pelos universitários do país. A proposta é que posteriormente, o serviço seja estendido também para os demais moradores da ilha. A rede social cubana é chamada de Redsocial e só pode ser acessada através de um servidor baseado no país.

No último dia 20 de novembro, o jornal Juventud Rebelde divulgou parte de uma conversa entre o ex-presidente Fidel Castro com estudantes universitários. Na ocasião, Fidel afirmou que se preocupa com "a insuficiente informação" sobre política internacional registrada em seu país.

"As pessoas não podem viver sem saber o que está se passando no mundo. Você acredita que é possível viver tranquilo sem saber dos desastres que estão ocorrendo por todo o planeta, a guerra na Líbia, as grandes greves? E não temos nenhum espaço na televisão que se dedique a falar destas coisas", declarou Fidel.

O ex-presidente ainda questionou os estudantes a respeito do preço de computadores, da necessidade do uso das máquinas e também sobre quais seriam as condições dos atuais equipamentos das universidades cubanas.

Situação atual

Atualmente, os universitários cubanos possuem um sistema de internet que só pode ser utilizada nas universidades e dá acesso a poucos endereços. Além disso, a tecnologia permite que os estudantes troquem mensagens entre si e com os professores.

Dados divulgados pelo governo da ilha em 2009, informaram que 1,6 milhão de pessoas tinham acesso à internet no país. Cuba tem 11,2 milhões de habitantes segundo informações do mesmo ano.

Poucos moradores utilizam a rede em suas casas por conta do custo. Nos grandes hoteis de Havana é possível encontrar internet a partir de seis dólares a hora. A velocidade, no entanto, não é das melhores.

Fonte: Ópera Mundi