Guarulhos, cidade progresso
Artigo escrito pela vereadora Luiza Cordeiro, do PCdoB, em homenagem ao aniversário de 451 anos da cidade de Guarulhos, a segunda maior do estado de São Paulo, que se completa no dia 8 de dezembro.
Publicado 07/12/2011 15:10 | Editado 04/03/2020 17:17

Dados do Censo 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que Guarulhos tem mais de um milhão e duzentos mil habitantes. 626.954 mulheres, 595.403 homens fazendo deste um dos mais importantes municípios do Brasil.
Fundada em 8 de dezembro de 1560 pelo Padre Jesuíta Manuel de Paiva, recebendo do religioso o nome de Nossa Senhora da Conceição, habitavam por essas terras os índios Guarus, da tribo Guaianases.
Em seu desenvolvimento histórico muitas passagens marcantes. Consta que em 1880 D. Pedro ll, então imperador do Brasil, esteve na região elevando a Vila à categoria de Província. Em 1906, Lei estadual determinou a denominação de cidade. Ainda no início do século XX chegaram as primeiras linhas de trem.
Nas décadas de 40, 50 e 60 evolução social e industrial. Primeira Biblioteca Pública, Hospital Padre Bento, Stella Maris, Santa Casa, indústrias, Base Aérea de São Paulo (BASP), Rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias. Em 1985 um marco, a inauguração do Aeroporto Internacional, o maior da América Latina – equipamento este que poderia gerar muito mais desenvolvimento social à cidade.
Completando 451 anos, Guarulhos tem hoje pujança econômica. Cidade rica ostenta a posição de 8ª maior economia do país, estando à frente inclusive de capitais de estado, entre elas Salvador, Fortaleza e Recife. No estado de São Paulo, é o segundo maior município, em nível nacional tem a 13ª maior densidade populacional.
Diante de números tão impressionantes, um grande desafio nos é oferecido. Encontrar maneiras de melhorar a qualidade de vida da população, sobretudo das parcelas menos desprovidas de recursos e que necessitam sempre de maior atenção do Poder Público.
Reconhecendo as dificuldades e a necessidade de se intensificar as ações progressistas, desde os anos 2.000 Guarulhos vive um ciclo político evolutivo. Sem deixar de dar atenção às regiões centrais, investimentos foram levados às periferias, promovendo desenvolvimento.
Melhor distribuição da riqueza, seja pela conscientização no meio privado, como pelos investimentos públicos. Reside justamente nesta prática, um dos caminhos para se promover um maior equilíbrio e fazer com que todo o poderio econômico de Guarulhos reflita numa cidade mais justa, humana, com serviços públicos de qualidade. Na educação, meio ambiente, saúde, habitação e demais áreas se faz necessária à construção de políticas públicas que integrem e acabem com as desigualdades.
A cidade também é espaço para a luta revolucionária, que hoje se dá pelo debate de ideias. Assim, nossa mensagem é de perseverança. Ao parabenizar Guarulhos, por fim, felicitamos sua população que a faz bela e grande, “uma terra que vence de pé”.
Luiza Cordeiro (PCdoB) é vereadora, presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e da Comissão de Igualdade Racial.