PCdoB debate superação do racismo em encontro nacional

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), reuniu lideranças de todo o país para debater os “desafios da luta contra o racismo e às desigualdades sociais” num encontro nacional que aconteceu no último final de semana (3 e 4/12), em São Paulo. A ministra Luiza Bairros, chefe da Secretaria de Políticas da Promoção de Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), fez a palestra de abertura.

A deputada Luciana Santos participou da mesa que abordou mercado de trabalho e políticas públicas. Ela falou sobre a experiência como prefeita de Olinda, cidade que tem aproximadamente 57% da sua população formada por negros e negras. O destaque foi para a política de saúde da população negra desenvolvida de modo contínuo na cidade.

A parlamentar detalhou o funcionamento da Coordenadoria dos Negros e Negras, criada em sua gestão como prefeita, que tem como missão interagir e articular com órgãos da administração municipal e da sociedade, para incluir nas suas políticas e ações a promoção da igualdade racial e a inclusão social dos negros e negras.

Luciana defendeu que um dos principais legados da constituição da nossa nacionalidade é a miscigenação e que é preciso rebater objetivamente o racismo velado, com ações que influenciem nos indicadores de qualidade de vida da população negra. Ela lembrou que a Prefeitura de Olinda inovou quando incluiu a temática “Igualdade Racial” no seu orçamento participativo.

Ao final do encontro ― que contou com intervenções de, entre outros, Renato Rabelo, Olívia Santana, Edson Santos, Mary Castro, Daniel Almeida e Lecy Brandão ―, os participantes aprovaram um manifesto que, uma vez apreciado pelo Comitê Central do PCdoB, servirá como mais um instrumento de orientação da luta nas fileiras comunistas com o objetivo de superar o racismo e combater a desigualdade.

De Brasília;
Ana Cristina Santos