Sem categoria

Déficit de bancos europeus sobe a 115 bilhões de euros

Segundo a Reuters, nova contagem da Autoridade Bancária Europeia deve-se principalmente ao aumento no déficit de capital das instituições alemãs

A Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês) divulgou nesta quinta-feira (8) um relatório final afirmando que os bancos da Europa têm um déficit de capital de 114,7 bilhões de euros, segundo noticiado pela agência Reuters, citando duas fontes do setor financeiro.

O país com maior necessidade é a Grécia, onde os bancos necessitam de aporte de 30 bilhões de euros, seguida pelas instituições da Espanha (26,170 bilhões de euros), Itália (15,366 bilhões de euros), Alemanha (13,107 bilhões), Portugal (7,804 bilhões de euros) e França (7,324 bilhões de euros).

Bancos da Alemanha e Bélgica apresentaram os maiores saltos na demanda de capital em relação ao fim do segundo trimestre. No caso da Alemanha, a necessidade de capital subiu de 5,184 bilhões para 13,107 bilhões. Na Bélgica, o pulo foi de 4,143 bilhões para 6,313 bilhões.

Bolsas em declínio

A maior parte dos mercados financeiros reagiu com pessimismo à notícia. Às 15h02, a Bovespa caia 1,8%, aos 57.566 pontos e o dólar comercial tinha alta de 1,45%, cotado a R$ 1,81.

Essa quantia é superior ao estimado em um relatório preliminar divulgado em outubro, que previa um déficit de 106,4 bilhões de euros para que os bancos elevem o nível de capital Tier 1 para 9%, cumprindo as regras da União Europeia.

O aumento no volume total é resultado de uma revisão para cima no déficit de capital estimado para os bancos da Alemanha, Itália, Áustria e Bélgica, ainda segundo as fontes ouvidas pela Reuters.

Plano de recapitalização

O déficit de capital dos bancos alemães seria de 13,1 bilhões de euros, bem acima da quantia de 5,2 bilhões de euros estimada em outubro. Entre as instituições da França, o déficit seria de 7,3 bilhões de euros. Na Espanha, o déficit seria de 26,2 bilhões de euros. E na Itália os bancos precisariam de 15,4 bilhões de euros em novo capital.

Os bancos europeus têm até 20 de janeiro de 2012 para apresentar um plano de recapitalização à EBA, sendo que precisariam cobrir o déficit de capital até o fim de junho do ano que vem.

Para enfrentar a crise da dívida da zona do euro, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta quinta-feira duas novas operações de oferta ilimitada de crédito, com prazo de 36 meses para os bancos da região. Além disso, a autoridade monetária determinou um corte nos compulsórios para bancos comerciais de 2% para 1% e uma flexibilização nas exigências de colaterais para empréstimos do BCE.

Fonte: Estadão.com e Valor